Maquinista que causou acidente com trem da CPTM é demitido por justa causa

Esta foi uma das medidas adotadas a partir da conclusão do trabalho da Comissão de Sindicância

sex, 04/01/2002 - 18h12 | Do Portal do Governo

A partir das conclusões da Comissão de Sindicância que apurou as causas e responsabilidades no acidente com o trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ocorrido, no último dia 22, na Linha F, foi determinada a demissão, por justa causa, do maquinista Geraldo Gonçalves Junior.

As investigações revelaram que o maquinista, que conduzia a composição UF 259 na hora do acidente, não obedeceu o sinal vermelho e provocou a colisão com outro trem que saia da estação de Itaim Paulista. As investigações apontaram negligência do maquinista, conforme artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O maquinista Antonio Lucarelli que, descumprindo normas da CPTM, estava na cabine, fazendo companhia injustificada a Geraldo Gonçalves Junior, foi punido com uma suspensão de 29 dias, por ato de indisciplina e descumprimento às posturas internas da empresa.

As conclusões da sindicância e as providências adotadas foram comunicadas nesta sexta-feira, dia 4, pelo presidente da Companhia, Oliver Hossepian, ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A Comissão de Sindicância realizou um minucioso exame de todos os fatos relativos ao acidente. No total, o relatório final tem um volume de cerca de 50 páginas, incluindo o depoimento de funcionários da empresa e testemunhas, além de croquis e gráficos do local do acidente.