Mais viaturas policiais para municípios das regiões metropolitana e Jundiaí

Governo do Estado amplia a segurança pública em mais sete municípios

sex, 14/06/2002 - 18h29 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira mais 24 viaturas policiais para reforçar a segurança em quatro municípios da Grande São Paulo e três da região de Jundiaí. Foram beneficiadas as cidades de Franco da Rocha, Cajamar, Cabreúva, Louveira, Jundiaí, Francisco Morato e Mairiporã. Os novos veículos passam a integrar as frotas das polícias Civil, Militar e Científica.

Além desse benefício, os policias receberam novos armamentos e proposta de aumento do efetivo. ‘Até o final do ano mais 938 policiais serão incorporados ao comando da Polícia Miltar’, garantiu em Franco da Rocha, o secretário da Segurança Pública, Saulo Castro de Abreu. Ele informou que serão contratados 878 guardas temporários que exercerão funções burocráticas, substituindo os policiais que serão remanejados para garantir a segurança nas ruas.

Desse contingente, 540 policiais civis e 26 policiais científicos vão cuidar do policiamento na região. ‘Está sendo feito um grande esforço pelo Governo do Estado para vencer a guerra contra a criminalidade’, afirmou Saulo, enfatizando que os índices de violência já vem caindo, notadamente o número de homicídios.
O prefeito de Franco da Rocha, Roberto Seixas (PTB), revelou que mais 30 escrivães e 40 PMs foram incorporados ao policiamento local.

Nos últimos sete anos, a administração estadual vem investindo na renovação da frota de viaturas, no aumento do efetivo e na aquisição de equipamentos de segurança, como coletes à prova de balas, armas e munições. Cerca de um terço dos veículos da frota policial já foi trocada neste período. Foram investidos R$ 311,4 milhões na compra de 12.594 veículos, entre carros e motos, além de cinco helicópteros. Deste total, 7.471 carros e 1.042 motocicletas foram entregues para a Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil recebeu 4.076 carros. Todos os helicópteros foram entregues para a PM.

O aumento do efetivo policial é outra prioridade. Até o ano de 1995, o Estado de São Paulo tinha 72.993 policiais militares. Hoje, o efetivo da PM é de 84.977 policiais, sendo que 35.352 atuam na Capital, 10.560 na Grande São Paulo e 38.260 no Interior. Além disso, 6 mil jovens estão em treinamento na Polícia Militar para o cargo de Guardas Temporários. Eles vão realizar a partir de julho os trabalhos administrativos da corporação, para liberar os policiais que atualmente fazem este serviço para o patrulhamento das ruas.

O Governo do Estado também está investindo no treinamento da Polícia paulista. Antes de entrarem na corporação, os policiais passam um ano na Academia da Polícia. O aprendizado inclui disciplinas que vão além da investigação e do patrulhamento. Os novos policiais têm aulas de Ética, Administração, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, por exemplo.

A segurança dos policiais é outro diferencial em São Paulo. Todos os policiais contam hoje com coletes à prova de balas. Os revólveres calibre 38 estão sendo substituídos por pistolas ponto 40, mais possantes e seguras. O Governo do Estado também aplicou R$ 29,5 milhões em munições para as polícias e investiu na aquisição de algemas, capacetes, escudos e cassetetes.

Rogério Vaquero /Alcindo Garcia