Mais uma operação ‘pente-fino’ realizada nos presídios paulistas

Meta é desarticular o crime organizado dentro e fora dos presídios

qua, 05/06/2002 - 15h57 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo está empenhado em desarticular o crime organizado nos presídios, combatendo células do Primeiro Comando da Capital (PCC). Nesta terça-feira, dia 4, a Polícia Militar realizou mais uma blitz em mais 16 penitenciárias paulistas. A operação pente-fino ocorreu 12 dias depois que a polícia empreendeu revista em 81 presídios do Estado de São Paulo.

Naquela ocasião foram desbaratadas várias facções do crime organizado dentro e fora dos presídios, graças a uma estratégia de escuta telefônica centrada em aparelhos celulares. Dezoito dos 59 integrantes do Primeiro Comando da Capital que estavam com prisão decretada pela Justiça foram presos. Foram detidos líderes da organização criminosa e três advogados. Outros 23 foram detidos nos últimos cinco meses. Com isso sobe para 41 o número de criminosos do PCC presos desde o começo do ano.

Desta vez a operação empregou 1.119 policiais e 4.800 agentes penitenciários. Em alguns presídios a revista prolongou-se por mais de cinco horas. Foram apreendidos celulares, armamentos e amostras de drogas, crack e cocaína. A operação pente-fino investigou celas de aproximadamente 46 mil presos.

A Secretaria da Segurança Pública divulgou o resultado da blitz. Foram apreendidos, além de instrumentos transformados em armas, como tesouras e facas, 205 estiletes, 77 celulares, 62 carregadores de bateria para celulares, 27 barras de ferro, navalhas, cordas e chaves, além de 55 papelotes de cocaína, 309 porções de maconha e 21 pedras de crack. Cerca de 100 litros de bebida alcoólica haviam sido repassados para dentro dos presídios. Foram apreendidos ainda R$ 10,00 em dinheiro e R$ 467,87 em cheques.

As sucessivas vitórias da polícia paulista no combate ao crime organizado não terão trégua. As inspeções em todos os presídios irão continuar de forma constante. Nota da Secretaria da Administração Penitenciária informa que também os CDPs (Centros de Detenção Provisória) também passarão por revistas.

Alcindo Garcia

Leia também:

  • Megaoperação da Polícia Civil prende mais 18 integrantes do PCC.