Mais uma favela recebe doações do Fundo Social de Solidariedade do Estado

nd

qua, 19/12/2001 - 14h38 | Do Portal do Governo


Presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, também entrega kits para implantação da padaria artesanal

Os moradores das favelas da Paz, antiga Urubu, e Paraguai, localizadas na Vila Prudente, Zona Leste da Capital, receberam nesta quarta-feira, dia 19, doações do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp). Foram entregues quatro mil quilos de produtos, entre alimentos, roupas, brinquedos e enfeites natalinos arrecadados pela iniciativa privada e repassados ao Fussesp.

A distribuição foi feita pela Creche Esperança, um dos 48 núcleos atendidos pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto na Zona Leste. A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, visitou o local nesta quarta-feira, dia 19.

Para ela, esta iniciativa vai além das doações. “Queremos identificar as entidades e os líderes que trabalham com a comunidade para ajudar na implantação de projetos de capacitação das pessoas”, explicou. O objetivo, afirmou, é formar agentes multiplicadores para criar oportunidades de geração de emprego e renda para a população carente.

Coordenada por Maria de Lourdes Ferreira Sebastião, a Creche Esperança atende 310 crianças, entre zero e 7 anos, e três mil famílias nas favelas Paz, Viaduto e Paraguai. O Fundo Social também doou à instituição uma brinquedoteca com 200 brinquedos.

A coordenadora da creche, Conceição Cruz, dividiu as 310 crianças em turmas para que todas possam usufruir da brinquedoteca. “As crianças estão conseguindo obedecer as regras de horários, porque todas querem desfrutar o máximo possível dos brinquedos.”

O projeto do Fundo Social complementa uma iniciativa integrada por várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública. Conhecido como Ação Integrada em Áreas de Risco, o trabalho foi criado há cerca de seis meses nas favelas Alba (Zona Sul) e Morro da Macumba (Zona Leste) e está resgatando a cidadania de moradores que vivem em áreas violentas.

A presidente do Fussesp também entregou no local kits para a implantação de padarias artesanais.