Mais uma etapa da integração trem/metrô é aberta na Estação da Luz

Governador entrega obras de modernização da Estação Ipiranga da CPTM

dom, 26/09/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo


Mais uma etapa do Projeto Integração Centro é entregue pelo governador Geraldo Alckmin, neste domingo, dia 26, na Capital. Trata-se da integração física entre os trens da CPTM e o Metrô, na Luz. Alckmin também entrega obras de modernização da Estação Ipiranga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que é a segunda a ser inserida no Projeto Referência da CPTM.

A liberação da passagem subterrânea na Luz vai facilitar a vida dos usuários, que não precisarão sair na rua para fazer a transferência de veículos. Com a nova passagem, a transferência de trem para Metrô, ou vice-versa, será gratuita. Além de não ter custo adicional, a obra vai tornar as viagens mais seguras e confortáveis.

O novo acesso funcionará, deste domingo até o fim do mês de novembro, somente aos domingos e feriados, das 4 às 24 horas, em operação assistida para avaliação do desempenho do sistema.

No fim de outubro deverá ser aberto também o acesso da rua Cásper Líbero e, no final de novembro, todas as passagens subterrâneas passarão a funcionar normalmente, todos os dias. A expectativa é de que o sistema atenda cerca de 150 mil passageiros, a partir dessas liberações.

Atualmente, circulam pela Estação Luz da CPTM cerca de 90 mil pessoas por dia. Nos domingos e feriados, o movimento é de aproximadamente 30 mil usuários.

O Projeto Integração Centro abrange três estações da CPTM: Brás, Luz e Barra Funda, num trecho de sete quilômetros. Tem como objetivo facilitar a integração da população ao eixo central da cidade de São Paulo.

Entre as principais intervenções do Projeto, estão a substituição de 18,7 quilômetros de trilhos, 13,8 mil unidades de dormentes em mau estado e implantação de 55 aparelhos de mudança de via.

Ressaltam-se ainda a modernização e restauração da Estação Luz da CPTM; readequação e revitalização da Estação Brás; adaptações na Estação Barra Funda; reconfiguração do plano de via; intervenções na via permanente e rede aérea; implantação de um novo sistema de sinalização; telecomunicação e do Centro de Controle Operacional Unificado (CCO-U), que abrigará num só prédio, a partir de 2005, os três centros de controle da Companhia, que atualmente funcionam individualmente em Presidente Altino, Brás e Luz. O Projeto Integração Centro também prevê a implantação, em 2005, do Centro de Gestão Operacional (CGO), responsável pela parte administrativa.

As obras foram iniciadas em julho de 2001 e estão sendo realizadas sem a interrupção das operações. Isso desperta o interesse da engenharia em várias partes do mundo, já que na Estação Luz, por exemplo, circulam diariamente cerca de 600 trens, além de uma média de 35 trens com milhões de toneladas de carga. Esse tráfego não foi interrompido para que ocorressem as escavações dos subterrâneos.

Obras na Estação da Luz

Na Estação Luz, foram construídos dois saguões subterrâneos. Sobre a laje de cobertura dos saguões passam quatro vias, com capacidade para suportar a circulação simultânea de quatro trens, com até 36 toneladas por eixo. Foram construídos três acessos subterrâneos para as ruas Mauá, Cásper Líbero e Pinacoteca.

Os subterrâneos da estação reúnem o maior número de escadas rolantes num ambiente público fechado. São 19, sendo quatro no saguão I, seis no saguão II, duas que dão acesso ao antigo saguão principal da Estação da Luz e duas no acesso Cásper Líbero.
Nessa etapa serão entregues 14 escadas rolantes. O elevador para portadores de deficiência ficará no portão 1, em frente à Pinacoteca.

O usuário contará ainda com 14 escadas fixas: três no saguão I, duas no saguão II, três no acesso que dá para a av. Casper Líbero, duas no acesso à Pinacoteca, três que dão para o antigo saguão principal da Estação da Luz e uma que leva aos sanitários públicos e ao mezanino das lojas instaladas na galeria sob a rua Mauá. Assegurando a acessibilidade para portadores de deficiência, as três escadas fixas do saguão I, que levam às plataformas de embarque, contam com plataformas elevatórias.

Modernização da Estação Ipiranga

A Estação Ipiranga da CPTM recebeu obras de modernização e readequação das instalações físicas. Além disso, terá a implantação de nova gestão de serviços. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento ao usuário.

Esta é a segunda estação da CPTM a ser inserida no Projeto Estação Referência da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A primeira foi a Estação Lapa, visitada recentemente pelo governador.

Lilian Santos / Cíntia Cury / Carlos Prado

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