Mais um Centro de Detenção Provisória é entregue em São Paulo

Essa é a 19ª unidade disponível no Estado para abrigar presos que aguardam julgamento

ter, 28/01/2003 - 14h46 | Do Portal do Governo


Com a entrega do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros nesta terça-feira, dia 28, o Estado de São Paulo coloca em funcionamento a 19ª unidade exclusiva para abrigar presos que aguardam julgamento. O objetivo é esvaziar em 24 meses as carceragens dos distritos policiais da Capital, onde atualmente se encontra parte destes detentos.

O CDP de Pinheiros tem capacidade para abrigar 512 presos. A partir de amanhã, serão transferidos os 160 que estão no 3º Distrito Policial (DP) da Capital, localizado no bairro de Santa Ifigênia. O governador Geraldo Alckmin informou que na próxima sexta-feira será desativada a carceragem do 85º DP do bairro Jardim Mirna, na Zona Sul. “Estamos seguindo o critério da segurança. Todos distritos serão desativados nos próximos dois anos, mas fecharemos primeiro os casos mais graves”, explicou.

Com a derrubada das grades, o DP de Santa Ifigênia será transformado em delegacia participativa. Segundo Alckmin, neste tipo de delegacia a população encontra um atendimento padrão poupatempo, com a unidade toda informatizada, entradas diferenciadas para vítimas e pessoas que buscam atendimento e assistentes sociais disponíveis para auxiliar.

Forte segurança

O Centro de Detenção Provisória de Pinheiros é resultado de uma ampla reforma realizada na antiga cadeia-2 do Cadeião de Pinheiros, que exigiu a aplicação de R$ 1,8 milhão. Alckmin destacou que o prédio estava em más condições e agora oferece alta tecnologia para a segurança. “Embaixo do concreto foi instalada uma lâmina de aço que impede a escavação de túneis. O sistema de abertura das grades é centralizado para não ter risco de fazer alguém refém e abrir as celas. Além disso, foi instalado um resistente circuito de televisão que não quebra mesmo se jogado contra o chão”, disse, acrescentando que o circuito possui 28 tomadas de câmera dentro da unidade.

O Governo do Estado transferiu a administração da cadeia-2, que hoje foi transformada em CDP, da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria da Administração Penitenciária. O governador lembrou que a medida permitirá que 50 policiais civis voltem às suas funções de investigadores. Ele adiantou que as outras três cadeias, que compõe o Cadeião de Pinheiros, também serão esvaziadas, reformadas e transformadas em CDPs.

Mais cinco CDPs em construção

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que outros cinco CDPs estão em construção no Estado de São Paulo. De acordo com ele, a unidade que está sendo implantada no município de Suzano já está praticamente concluída e deverá ser entregue nos próximos dias.

Os outros CDPs estão localizados nas cidades de Mauá, São Bernardo do Campo, Itapecerica da Serra e Bauru. As obras em Mauá poderão terminar no mês de maio e os demais devem ser entregues no segundo semestre deste ano.

Rogério Vaquero