Mais de três mil policiais reforçam segurança pública em São Paulo

Alckmin destaca queda nos índices de criminalidade no Estado em evento de nomeação de policiais civis

qua, 24/10/2001 - 18h13 | Do Portal do Governo

“São Paulo está reforçando seu policiamento com mais 3.086 novos homens”, disse o governador Geraldo Alckmin ao assinar nesta quarta-feira, dia 24, na sede da Polícia Civil, a nomeação de 646 policiais civis e a autorização de concurso público para 2.440 vagas. “Para nós, a segurança pública é prioridade absoluta pelo que representa para nossa população”, destacou Alckmin ao informar que os 646 policiais nomeados foram aprovados em concurso público e iniciam, a partir do próximo dia 6 de novembro, um curso de formação técnico-profissional. Já os novos concursos autorizados destinam-se a 1.803 vagas na Polícia Civil e 637 na Polícia Técnico-Científica.

Alckmin confirmou a queda dos últimos índices de criminalidade no Estado, especialmente nos de latrocínio, homicídio doloso e furtos e roubos de carros. Mais de 900 desmanches foram fechados na Grande São Paulo, informou. “Houve um aumento significativo nos números de sequestros relâmpagos. Por isso foram criadas as delegacias especializadas, que todos os dias estão estourando cativeiros e prendendo quadrilhas”, acrescentou o governador, que estava acompanhado do secretário da Segurança Pública, Marcos Vinicio Petreluzzi, e do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo

Os aprovados

Dos 646 novos policiais civis nomeados, 253 foram aprovados no concurso para Agente Policial – policial que desempenha, entre outras, a função de motorista de viatura. Serão designados para o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e para o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro). Os 393 restantes foram aprovados no concurso para Agente de Telecomunicações Policial – policiais especializados em telecomunicações.

As novas vagas

A autorização para abertura de concursos públicos abrange 214 vagas para o cargo de delegado de polícia, 577 vagas para investigador, 688 vagas para escrivão, 141 vagas para papiloscopista e 193 para auxiliar de papiloscopista.

Na Polícia Técnico-Científica, as vagas são as seguintes: 128 de perito criminal, 53 de médico-legista, 108 de fotógrafo técnico-pericial, sete de desenhista técnico-pericial, 91 de auxiliar de necrópsia, 77 de atendente de necrotério, 125 de oficial administrativo, oito de técnico de radiologia e 40 de técnico de laboratório.

O governador assinou ainda promoções de delegado de Polícia, sendo cinco para classe especial, 21 para 1ª classe, 43 para 2ª classe e 52 para 3ª classe.