Mais de 70 mil pessoas participaram de concursos para a Polícia Militar em 2001

Neste ano, serão realizados concursos para contratar 3 mil policiais

qua, 30/01/2002 - 12h29 | Do Portal do Governo

Neste ano, serão realizados concursos para contratar 3 mil policiais

Todos os anos policiais militares se aposentam, pedem demissão, são exonerados ou, por qualquer outro motivo, deixam a corporação. Para repor essas vagas e manter o efetivo de mais de 84 mil homens, a Polícia Militar realiza concursos públicos durante todos os meses do ano.

Em 2001, foram abertos concursos para a reposição de 3.249 vagas em diversas regiões do Estado. Ao todo, 1602 soldados foram empossados e os outros estão em fase final de provas. Este ano, a PM vai selecionar mais três mil policiais, em concursos que serão realizados de janeiro a dezembro. De 1999 a 2001, foram empossados 4.050 policiais.

Mesmo com todos os riscos da profissão, os processos seletivos da Polícia Militar são tão concorridos quanto vestibulares de universidades públicas. Para se ter uma idéia, mais de 70 mil pessoas se inscreveram nos concursos realizados ao longo do ano passado, para disputar as mais de 3,2 mil vagas oferecidas, com salário inicial de R$ 1.200 mensais.

‘O objetivo da corporação é selecionar os melhores, sempre levando em conta que é um trabalho voltado para o público e que esse público quer uma polícia responsável, educada e que atenda os seus anseios. Por isso, entendemos que é necessário buscar os melhores’, afirmou o chefe da seção de escolaridade do Centro de Seleção, Alistamento e Estudo de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Csaep), capitão Rogério Corte.

Os interessados em atuar como policial militar precisam ter idade entre 18 e 30 anos (homens e mulheres), estar quite com o serviço militar (homens), ter segundo grau completo no ano da matrícula no concurso para PM, altura a partir de 1,65 metro (homens) e 1,60 metro (mulheres) e não ter antecedentes criminais.

O processo seletivo é complexo e pode levar até 150 dias para ser concluído. Inclui provas eliminatórias de conhecimentos gerais, com questões de matemática, língua portuguesa, história, geografia e atualidades e exames psicológico coletivo, médico, de aptidão física e psicológico individual.

Os aprovados nessa bateria de testes passam por uma investigação social, que pesquisa, inclusive, possíveis envolvimentos do candidato com a Justiça. ‘A corporação está atenta. Verificamos se o candidato tem realmente todas as qualidades exigidas para que possa exercer a atividade de policial’, destacou Corte.

Os que conseguem passar por todos esses testes entram na corporação e vão para o Curso de Formação para Soldados. ‘O curso é o início da vida do policial’, observa o capitão. Nesse período, o policial será capacitado para o exercício da profissão, O soldado terá aula teóricas e práticas de matérias como atendimento de ocorrência, jurídicas e de tiros, além de matemática e língua portuguesa, para auxiliar na formação, durante um ano.

Após a formatura, o soldado passa por um período de estágio probatório. Ele vai trabalhar na área designada no edital do concurso, mas não vai atuar sozinho. O estagiário será sempre acompanhado por um policial mais experiente e que já conheça as peculiaridades da região de atendimento. Terminado o estágio, o soldado está pronto para exercer atividades policiais de acordo com as necessidades da corporação.

Se você pretende ser policial, fique atento para os concursos deste ano. Normalmente, os candidatos têm apenas um dia para fazer a inscrição, de acordo com edital publicado no Diário Oficial e reproduzido pela mídia em geral. No dia 23 de janeiro, foram abertas inscrições para 300 vagas para a Região Norte da Capital. No decorrer deste ano, devem ser abertos novos editais para concursos públicos para diversas regiões da Capital, Grande São Paulo e Interior.

Cíntia Cury

Leia também:

Governo do Estado propõe criação de serviço voluntário na Polícia Militar

Polícia Civil abre concurso para mais de 1,2 mil vagas até o mês de fevereiro

Inscrições para concurso de escrivão da Polícia Civil estão abertas