Mais de 450 mil toneladas de lixo já foram recolhidas pela CPTM neste ano

nd

seg, 26/11/2001 - 19h16 | Do Portal do Governo

A limpeza das vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, tem gerado o recolhimento de 450 toneladas de lixo por mês, cerca de 450 mil toneladas nos dez primeiros meses de 2001.

Mais de 2 mil pessoas trabalham nas seis linhas da companhia, distribuídas em 270 quilômetros, retirando em média 95 caminhões basculantes mensais.

Além de recolhido o mato que cresce paralelo aos trilhos, é feita também a coleta do entulho jogado por vizinhos das linhas da via. Nesse entulho se encontra de tudo, desde lixo residencial orgânico, até sofás e bens domésticos velhos, como fogão e geladeira, jogados nos terrenos da CPTM por cima dos muros, colaborando para a proliferação de ratos, baratas, escorpiões e cobras.

O trabalho é rotativo. Usando como exemplo a Linha F – Leste Variante (Brás – Calmon Viana), os trabalhadores saem da Estação Brás com destino ao Tatuapé, assim, progressivamente, até Calmon Viana. Terminado o trajeto, o serviço é reiniciado na primeira estação. A cada mês, as equipes avançam cerca de 20 quilômetros.