Mais 898 escrivães são incorporados à Polícia Civil de São Paulo

Em cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin destacou o sucesso obtido pela Polícia na última semana

seg, 04/02/2002 - 13h10 | Do Portal do Governo


Em cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin destacou o sucesso obtido pela Polícia na última semana

A incorporação de 898 escrivães à Polícia Civil de São Paulo vai fortalecer a ação policial na luta contra a criminalidade. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 4, na cerimônia de posse dos policiais, realizada no Palácio dos Bandeirantes. Os escrivães são responsáveis pela interface entre a notificação do crime e o início da investigação.

Alckmin declarou que na última semana a Polícia paulista venceu todas as batalhas contra os criminosos. “Em todo o mundo, o Estado democrático tem o dever de vencer a ditadura do crime. É uma guerra permanente, com batalhas diárias. Aqui em São Paulo, a última batalha foi a prisão de seis criminosos que assaltaram o prédio da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nove cativeiros foram estourados na última semana e 17 seqüestradores presos”, informou.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, o êxito da Polícia depende sobretudo da atuação dos escrivães. “Eles estão sempre atentos, fazendo o elo principal entre os relatos do crime e o serviço de campo”, disse.

Os novos escrivães vão passar agora por quatro meses de treinamento na Academia da Polícia Civil. Segundo o delegado titular da Secretaria de Cursos de Formação da Academia, João Pinto, o curso conta com 600 horas/aula e 35 matérias. “A ênfase do treinamento é no desenvolvimento do inquérito policial”, afirmou, acrescentando que também são aplicadas aulas de administração, direito, armamento, processamento de dados, condicionamento físico, ética policial, relações humanas, pronto socorrismo e investigação. “Eles passaram em um concurso com mais de 27 mil inscritos. Agora vão passar por quatro meses de estudo para depois começarem o trabalho duro”, observou Alckmin.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, pediu empenho e motivação para os novos escrivães. “Estamos revertendo o problema da criminalidade e os escrivães têm papel central nessa luta. É uma bela carreira que vos espera e a população precisa de vocês”, enalteceu.

Rogério Vaquero