Mais 47 servidores do Palácio dos Bandeirantes se formam por Telecurso

Do grupo, um aluno já está cursando a universidade

qua, 12/06/2002 - 17h43 | Do Portal do Governo

O desafio de retomar os estudos está ganhando força no serviço público estadual. Nesta quarta-feira, dia 12, mais 47 funcionários que trabalham no Palácio dos Bandeirantes foram certificados pelo Telecurso 2000. Esta é a terceira turma de formandos por este sistema desenvolvido na sede do Governo do Estado. Do grupo, 25 pessoas concluíram o Ensino Fundamental e 22, o Ensino Médio.

Entre os formandos está Júlio César Soares, de 39 anos, que ingressou na Faculdade de Direito no começo deste ano. Com 14 anos de funcionalismo público estadual, Soares é casado, tem um filho e ficou sem estudar por 23 anos.

Benvinda Medalha Pereira, de 53 anos, é outra formanda que vai continuar os estudos. Servidora pública há 11 anos, três deles trabalhando na sede do Governo, ela passou em um vestibulinho promovido pela USP. Vai estudar inglês gerido pela universidade em parceria com a Comunidade Negra. ‘Estou muito feliz. Tenho certeza que este diploma é um dos que vou receber daqui para frente’, observa ela, acrescentando que no futuro planeja fazer Faculdade de Letras.

No grupo há também dois servidores com 65 anos de idade que se formaram no Ensino Médio: Marcos Apparecido Pereira e Francisco José dos Santos. Ambos estavam sem estudar há quase 40 anos e voltaram por meio das telessalas. Santos, com 22 anos de funcionalismo, planeja fazer um curso técnico de Administração. Pereira, orador da turma, lembrou que muitos na juventude tiveram de abandonar os estudos para ajudar a família, mas agora podem retomar com as telessalas. ‘Este evento é uma minúscula parcela de tantas iniciativas na área da educacional que ocorrem no Estado’, disse ele, referindo-se a ampliação da rede de ensino.

‘Esse sistema vem permitindo que vários servidores consigam obter melhores colocações dentro do funcionalismo’, comenta a professora do Telecurso no palácio, Deborah Martinez Griebler. Segundo ela, alguns já foram transferidos para o Poupatempo, inclusive com reajuste salarial. ‘Existe até um funcionário que foi promovido a diretor de serviços do Núcleo de Jardinagem e Paisagismo’, relata.

Da turma do ano passado, duas servidoras ingressaram na universidade no mesmo ano e estão estudando Pedagogia e Nutrição. Atualmente, outros 60 servidores públicos estudam por Telecurso no Palácio dos Bandeirantes, todos no Ensino Médio.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira, o mundo é das pessoas que procuram o saber e a informação. ‘E quem domina isso, consegue atingir seus objetivos. Porque estudar hoje não depende mais de idade e sim da vontade de crescer, aprender e dominar a informação’, completou.

Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade e madrinha da turma, disse que a iniciativa dos servidores é um exemplo de vida, garra e dignidade para outros que pararam de estudar na juventude. ‘Tenho grande orgulho de participar dessa formatura e peço a vocês que continuem estudando, porque o conhecimento é infinito’.

Criação das Telessalas

As duas telessalas da sede do Governo foram criadas em fevereiro de 1997 pela Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Desde então, já formou cerca de 90 pessoas nos ensinos Fundamental e Médio. A iniciativa visa atender adultos que desejam completar a escolaridade até o nível médio e estimulá-los a seguir no Ensino Superior. Os servidores do palácio se reúnem todos os dias por uma hora, onde têm o acompanhamento de uma professora, que atua como orientadora.

As aulas são baseadas no ensino contextualizado e na relação dos participantes com o mundo. O curso oferece conhecimentos, competência intelectual, habilidades para melhoria pessoal e exercício da cidadania, e ainda prevê a eliminação de duas matérias por semestre. O telecurso é supervisionado mensalmente pela Secretaria Estadual da Educação.

Iniciativa se expandiu para três secretarias estaduais

Os resultados da iniciativa no Palácio dos Bandeirantes estão se refletindo em outras unidades do Governo. Três secretárias estaduais (Habitação, Economia e Planejamento e Transportes) também adotaram o sistema para qualificar seu quadro de pessoal e iniciaram suas telessalas no segundo semestre do ano passado.

Duas delas, Economia e Planejamento e Habitação, mantêm juntas uma sala de Ensino Fundamental com cerca de 40 alunos atualmente. Já na Secretaria da Fazenda, estudam hoje 118 servidores, sendo 33 deles no Ensino Fundamental e 85 divididos em duas telessalas do Ensino Médio.

Gislene Lima