Mais 25 servidores do Palácio dos Bandeirantes se formam por Telecurso

Três alunos já ingressaram na universidade

ter, 27/11/2001 - 18h31 | Do Portal do Governo


O desafio de retomar os estudos está ganhando força no serviço público estadual. Nesta terça-feira, dia 27, mais 25 funcionários que trabalham no Palácio dos Bandeirantes foram certificados pelo Telecurso 2001.

Esta é a segunda turma de formandos por este sistema desenvolvido na sede do Governo do Estado. Doze pessoas concluíram o Ensino Fundamental e 13, o Ensino Médio.

Entre os formandos está a auxiliar administrativa Ilza Teixeira de Almeida, de 34 anos, que acaba de passar no vestibular da Faculdade Tereza Martin e vai estudar Pedagogia. Casada e com dois filhos, Ilza parou os estudos aos 15 anos e só teve oportunidade de retomá-los há quatro anos por meio do Telecurso.

No ano passado, 19 servidores estaduais se formaram por este sistema na sede do Governo. Duas funcionárias ingressaram na universidade no mesmo ano e estão estudando Pedagogia e Nutrição. Atualmente, outros 71 servidores públicos estudam por Telecurso no Palácio dos Bandeirantes. Desses, 45 devem obter certificação até junho de 2002.

“É uma alegria termos aqui companheiros de trabalho tão dedicados. Sei que não é fácil trabalhar e estudar, mas o resultado recompensa”, disse o governador Geraldo Alckmin. Ele endossou a observação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antônio Angarita, de que o Palácio dos Bandeirantes tem importância maior em função das duas telesalas. Para o formando e orador Celso Exótico, a educação é um espaço de construção da identidade pessoal e social de cada aluno. “E um valor fundamental na vida do ser humano”, acrescentou.

A secretária da Educação, Rose Neubauer, repassou para a biblioteca do Telecurso no Palácio 106 livros não didáticos, adquiridos por meio do Programa Leia Mais. Entre os títulos estão “Capitães de Areia”, de Jorge Amado; “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway; “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes; “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella.

Criação das Telessalas

As duas telessalas do Palácio foram criadas em 1997 pela Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. A iniciativa visa atender jovens e adultos que desejam completar a escolaridade até o nível médio e estimulá-los a seguir no Ensino Superior. Os servidores do Palácio se reúnem todos os dias por uma hora, com o acompanhamento de uma professora, que atua como orientadora.

As aulas são baseadas no ensino contextualizado e na relação dos participantes com o mundo. O curso oferece conhecimentos, competência intelectual e habilidades para melhoria pessoal e exercício da cidadania e prevê a eliminação de duas matérias por semestre. As aulas são supervisionadas mensalmente pela Secretaria Estadual da Educação.

Iniciativa se expandiu para três secretarias estaduais

Os resultados da iniciativa no Palácio dos Bandeirantes estão se refletindo em outras unidades do Governo. Três secretárias estaduais (Habitação, Economia e Planejamento e Transportes) também adotaram o sistema para qualificar seu quadro de pessoal e iniciaram suas aulas em agosto deste ano. Nestes órgãos, estudam hoje 45 servidores, todos no Ensino Fundamental.

“Temos bastante procura para o Ensino Médio e estamos contatando a Secretaria da Educação para liberar mais salas para este fim”, explica uma das professoras do Telecurso, Deborah Martinez Griebler.

Outra secretaria que também promove aulas de Telecurso para seus funcionários é a da Fazenda. O trabalho por lá começou em 1995. Hoje são mantidas duas salas de Ensino Médio, onde estudam 128 servidores e uma de Ensino Fundamental, com 38 alunos.

Gislene Lima