Mães que derem à luz nos hospitais estaduais receberão Guia do Bebê

Cerca de 30 mil exemplares chegarão às maternidades neste mês de maio

qui, 05/05/2005 - 13h20 | Do Portal do Governo


As mães que derem à luz em hospitais públicos estaduais vão receber um manual sobre cuidados com o recém-nascido – o Guia Saúde do Bebê. Além da cartilha, as mães também ganharão duas fotografias: uma só da crianças e outra da mãe com o bebê, para que possam guardar a lembrança dos primeiros momentos de vida do bebê.

O Guia do Bebê foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 5, no Hospital Maternidade Interlagos, na zona sul da capital. A publicação faz parte do programa de humanização do atendimento e começa a ser distribuída em 38 hospitais espalhados pelo Estado. Já neste mês de maio, as unidades vão receber cerca de 30 mil exemplares. Em São Paulo nascem aproximadamente 100 mil crianças por ano.

“A cartilha foi elaborada por professores de medicina, pediatria, neonatologia, que têm experiência acumulada e se fez um belo trabalho”, destacou Alckmin. O guia traz dicas que vão desde informações sobre alimentação e saúde da criança até a preparação do espaço do bebê na casa, depressão pós-parto e cuidados com os especiais (portadores de deficiência). Para que a mãe acompanhe o desenvolvimento da criança durante o primeiro ano de vida, o guia também tem a tabela de vacinação e espaço para anotações de peso e altura, mês a mês.

A Maternidade Interlagos foi escolhida para o lançamento da cartilha porque é a quarta da capital em número de partos e a primeira da rede pública. Por mês são realizados, em média, 480 partos. Nos dez anos de existência, o hospital já realizou mais de 50 mil partos.

De acordo com o médico Ricardo Wady Gebrim, diretor da unidade, ela é referência para a gestação de alto risco e a única que tem UTI adulta exclusiva para gestantes. Ao todo, o hospital conta com 100 leitos, dos quais 40 são destinados à maternidade e outros 60 para berçário, UTI adulta e UTI pediátrica.

Na opinião de Gebrim, o Guia do Bebê é bem abrangente, de fácil entendimento e esclarece a maioria das dúvidas que as mães têm no primeiro ano de vida do bebê.

Ele acrescentou que as dicas vão além dos cuidados com a saúde. Um exemplo é sobre o comportamento da família em relação ao bebê. O médico diz que a orientação mais difícil de ser seguida pelas mães é evitar a chupeta. Ele conta que o uso da chupeta é tão tradicional que quando a criança chora, a primeira atitude das mães é recorrer ao objeto. “O que ela não sabe é que isso muda a percepção de sucção da criança e desestimula o aleitamento materno porque a criança vai preferir algo mais macio e mais fácil de sugar”, afirmou.

A Maternidade Interlagos também vai participar do mutirão de mamografia, que será realizado neste sábado, dia 7, durante todo o dia em 300 unidades de saúde do Estado.

Cíntia Cury / LRK