Lu Alckmin visita Padarias Artesanais no Paraguai

Primeira-dama paraguaia declara interesse em prosseguir com intercâmbio

sex, 26/11/2004 - 16h37 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e a primeira-dama do Paraguai, Glória Penayo de Duarte, visitaram, nesta sexta-feira, dia 26, o Centro de Desarrollo Integral Comunitário Villa Esperanza, na periferia de Assunção, capital paraguaia. O local é um centro comunitário destinado ao desenvolvimento de programas de capacitação profissional e recebeu uma das cinco Padarias Artesanais implantadas por Glória Penayo no País após conhecer o programa paulista. A primeira-dama é presidente do Red Paraguaya para el Desarrollo Humano (Repadeh), que tem a mesma atribuição do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

“Este é o primeiro País que acreditou e está desenvolvendo as Padarias Artesanais. Fico muito satisfeita ao constatar que, assim como em São Paulo, o programa já é um sucesso por aqui”, afirmou Lu Alckmin.

A consulesa paraguaia Maria Graciela M. Narváez que, em agosto deste ano, participou do curso de capacitação em São Paulo para servir de agente multiplicadora em seu País, deverá voltar à sede do Fundo Social de Solidariedade paulista. Agora, para fazer o curso de receitas à base de mandioca, cuja produção é abundante no Paraguai.

Declarando interesse em prosseguir com o intercâmbio de experiências sociais, Glória Penayo elogiou a presidente do Fussesp. “Constatamos sua dinâmica missão social quando ela explicou o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade para a população mais carente de São Paulo. Especialmente, quando falou sobre as Padarias Artesanais, que revolucionaram a vida de milhares de mulheres e suas famílias. Sua convicção e sua garra emocionaram e contagiaram a mim e a toda a minha equipe”, relatou.

Ela também lembrou o dia em que esteve com Lu Alckmin, no Brasil. “Foram relatos de histórias de mulheres que resgataram a dignidade. Resolvemos, então, trazer as Padarias Artesanais para o Paraguai e, hoje, podemos partilhar esse sucesso com Lu Alckmin. Uma grande patriota, comprometida com seu povo”, enfatizou. Segundo Glória Penayo, as mulheres Chefes de Departamentos (governadores) ficaram muito entusiasmadas com o resultado das padarias e querem implantá-las em seus Estados.

No evento, além de assistir a um número de dança típica, apresentado por jovens da comunidade e experimentar o pão de andaí (um tipo de abóbora), receita adaptada usando ingrediente típico do País, Lu Alckmin teve a oportunidade de conversar com as multiplicadoras das Padarias Artesanais.

De acordo com o relato da multiplicadora Lélia Lopes, de 29 anos, o curso de Padaria Artesanal, além de melhorar as condições de sobrevivência, resgata a dignidade das mulheres. “É tão grande nossa alegria quando vemos esses pães maravilhosos e percebemos que somos capazes de produzir coisas tão lindas”, afirmou.

A presidente do Fussesp destacou que o programa desenvolvido por ela há cerca de três anos conta, atualmente, com mais de 6 mil padarias instaladas em São Paulo, distribuídas nas cerca de 1,9 mil entidades assistenciais e favelas da Capital; nos 644 municípios do Interior do Estado; e em mais de 3 mil escolas estaduais que abrem as portas nos fins de semana para atividades culturais, esportivas e de lazer, pelo Programa Escola da Família. Além disso, o programa capacitou mais de 12 mil agentes multiplicadores, uma vez que para receber a Padaria Artesanal é necessário que a instituição encaminhe dois representantes para o treinamento na sede do Fundo Social. Também está proporcionando alimentação nutritiva, trabalho e renda para as famílias mais carentes.

Lu Alckmin também passou pelos Centros de Desarrollo Integral Comunitario ‘Àlto Refugio’ e ‘Tablada Nueva’, localizados em bolsões de pobreza da periferia de Assunção.

Quanto esteve no Brasil, a primeira-dama paraguaia conheceu o sistema adotado por Lu Alckmin, que estabelece parcerias com Fundos Municipais de Solidariedade, e levou o sistema para seu País. A diferença é que, lá, são as primeiras-damas dos Estados, e não dos municípios, que estão se organizando. Há três meses, elas criaram a Associação das Mulheres de Chefes de Departamentos (governadores) e já atuam em parceria com a Repadeh, que completou um ano na quinta-feira, dia 25.

Também estiveram presentes nas visitas a esposa do embaixador brasileiro no Paraguai, Marie Helene Michelas Moreira; e representantes da Associação das Mulheres de Chefes de Departamentos.

De volta ao Brasil, Lu Alckmin entrega, neste sábado, às 10 horas, em Carapicuíba, 138 kits de Padarias Artesanais para as escolas que participam do Programa Escola da Família, nas regiões de Caieiras, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itu, Mauá, Osasco, São Roque e Taboão da Serra.

Lu Alckmin apresenta programas do Governo paulista no Paraguai

Durante encontro com Lu Alckmin, na quinta-feira, dia 25, a ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid de Cowles, reafirmou que o trabalho desenvolvido pelo Fussesp com as Padarias Artesanais deve servir de modelo para o programa que está sendo iniciado em seu País. Ela também demonstrou interesse em implantar o Governo Eletrônico e, principalmente, o Poupatempo. “Para o Paraguai, São Paulo é uma referência empresarial na América do Sul”, destacou Cowles.

Já a ministra de Ações Sociais, Ester Gimenez, considerou a visita de Lu Alckmin uma abertura para a possibilidade de cooperação técnica entre o Governo de São Paulo e o do Paraguai, na busca de soluções para os problemas sociais.

Leia também
Lu Alckmin leva programas do Governo paulista ao Paraguai
Fundo Social participa das comemorações de um ano da Repadeh no Paraguai

Cíntia Cury