Lu Alckmin visita o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Presidente do Fundo Social entregou brinquedos e um kit de Padaria Artesanal

seg, 01/12/2003 - 14h20 | Do Portal do Governo


Em visita ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) nesta segunda-feira, dia 1º, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, entregou um kit de Padaria Artesanal e dois kits do Programa Casa de Brinquedos. Na ocasião, os dirigentes do Instituto prestaram uma homenagem à memória da mãe de Lu, inaugurando uma sala de estudos, com o nome da senhora Renata Guimarães Ribeiro.

Lu Alckmin visitou a brinquedoteca, onde foi instalada a Casa de Brinquedos e conversou com as crianças, entre elas, a menina Kahena Justo, 10 anos, que está tratando um câncer na tíbia direita. Em solidariedade à filha, a mãe Claisa Justo, 45 anos, também raspou o cabelo. ‘O nosso maior presente de Natal é que todas as crianças tenham alta. Aqui, a gente aprende a orar por elas e por todas as mães’, revela Claisa. Moradora de Taubaté, ela acompanha o tratamento de quimioterapia da filha, semanalmente. ‘O difícil foi o começo. Mas aqui a gente recebe muito amor e força. As mães costumam dizer que Deus anda por esses corredores’, confidenciou. Sua filha tem um raro tumor nos ossos da perna direita, descoberto há 80 dias. Daí, ressalta ela, a importância da doação de órgãos e de ossos.

Lu Alckmin comentou que, se ao invés das pessoas se fecharem em seus próprios problemas, se dedicassem um pouco mais àqueles que precisam, veriam que seus conflitos pessoais não são tão grandes como pensam. ‘Há várias formas de se doar. Fazendo visitas a asilos, hospitais, contando histórias. É disso que a sociedade precisa para se tornar mais humana’, declarou.

No 3º andar do Itaci será montada a Padaria Artesanal, que tem como finalidade capacitar as mães carentes cujos filhos estão em tratamento. Ao lado, funcionará a sala de estudos, que ganhou o nome da mãe de Lu Alckmin. No espaço serão realizados cursos e treinamentos na área de saúde para os funcionários e programas de terapia com as mães.

Emocionada, Lu Alckmin disse que veio de uma família de 12 irmãos, incluindo um adotivo, e que sua mãe foi uma pessoa muito especial, dedicando-se a vida inteira aos filhos e aos carentes. ‘Fico comovida em ver sua imagem associada a um local onde se pratica a solidariedade e o amor’.

O presidente do Conselho Curador da Fundação Criança, Aloízio Rebelo Araújo, enalteceu as qualidades da senhora Renata e mencionou que foram vizinhos no bairro do Sumaré, onde freqüentavam a mesma igreja, Nossa Senhora de Fátima.

O Itaci

O Itaci foi construído por meio de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e Fundação Oncocentro de São Paulo. Atende a pacientes portadores de doenças Onco-hematológicas. Tem 3.200 pacientes matriculados e 1.700 pacientes ativos, ou seja, que retornam periodicamente ao hospital.

Atualmente, realiza cerca de 900 consultas ao mês, 500 quimioterapias/mês e 950 atendimentos de equipe multiprofissional. Tem ainda capacidade para ampliar em mais 40% estes atendimentos.

Por se tratar de um hospital filantrópico realiza atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS (cerca de 98%), convênios e particulares. A equipe multiprofissional é formada por psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Programas do Fundo Social de Solidariedade

O Programa Casa de Brinquedos do Fussesp já atingiu a marca de aproximadamente 3.650 kits entregues para os 645 municípios do Estado e entidades da Capital. Cada kit é composto por 200 brinquedos. Entre as entidades beneficiadas estão creches, hospitais com atendimento pediátrico, orfanatos, abrigos de menores, unidades do Poupatempo e Fundos Municipais de Solidariedade.

Outro programa desenvolvido pelo Fussesp é o das Padarias Artesanais. Em dois anos, foram implantadas quase 4 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1,35 mil em entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp, 1,82 mil kits foram entregues aos fundos sociais de solidariedade do Interior do Estado e mais de 150 aos fundos municipais da Grande São Paulo, além dos 426 distribuídos às escolas estaduais do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Agora, o Fussesp firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer um curso de formação de cooperativas e microempresas aos multiplicadores em todo o Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os pães produzidos.

Valéria Cintra