Lu Alckmin visita Associação Cruz Verde e entidades da periferia

IV Semana da Solidariedade com foco nos deficientes se encerra nesta terça-feira, dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa Deficiente

sex, 17/09/2004 - 21h02 | Do Portal do Governo


“Incluir os deficientes na sociedade, acabar com o preconceito e chamar a atenção das pessoas à essa questão, são alguns dos nossos objetivos”, disse nesta sexta-feira, dia 17, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, durante visita à Associação Cruz Verde, entidade modelo no atendimento à portadores de paralisia cerebral grave, na Vila Clementino, zona Sul da cidade.

Dando continuidade às ações desenvolvidas na IV Semana de Solidariedade com foco nos portadores de deficiência, aberta nesta terça-feira na Estação Especial da Lapa, Lu Alckmin se emocionou ao conhecer as instalações da instituição, que mantém 210 deficientes graves internados e realiza 1.200 atendimentos por mês. “Tudo é gratuito, mesmo para esses 210 que, parte não tem família ou por elas foram abandonados”, contou a superintendente da associação, Marilena Pacios. “Eles são todos carentes”, acrescentou.

“O ideal seria que todas as entidades, até desconhecidas da população, pudessem contar com essa qualidade no atendimento”, disse Lu Alckmin, que aproveitou para pedir mais atenção de empresários, da sociedade civil, e até de profissionais especializados, como médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, a doar um pouco para melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência. “Procurem saber qual entidade tem perto de sua casa. Faça uma visita”, pediu.

O apelo foi também feito aos pais para que ensinem aos filhos a tratar os deficientes com respeito e dignidade, enfim como pessoas normais. “Elas são pessoas com grande oportunidade de desenvolvimento”, destacou Lu Alckmin.

Ela lembrou que a IV Semana da Solidariedade já está trazendo bons resultados, das mais de dez que visitou, na periferia da cidade, todas receberam doações. “Ainda precisamos de muito mais, desde alimentos, remédios, fraldas descartáveis, materiais de higiene e limpeza, e principalmente de amor.”

Associação Cruz Verde

Fundada em 1959, a Associação Cruz Verde é uma instituição, sem fins lucrativos, de excelência na assistência a deficientes portadores de paralisia cerebral grave.

Com 220 funcionários e cerca de 30 estagiários, a entidade divide-se em Hospital, onde permanecem vivendo como se fossem suas casas, 210 pacientes; o Hospital-Dia, que atende diariamente 40 crianças, que retornam aos seus lares; e o Ambulatório, onde são feitos 1.200 atendimentos. Tudo pode ser encontrado na instituição: desde equipe multidisciplinar até instalações e equipamentos de primeiro mundo. “Nos mantemos com o apoio da sociedade, por meio de doações”, explicou a presidente Maria Cazzamini Giraud, ex-professora, que se apaixonou pelo trabalho com os deficientes cerebrais graves. Ela contou que a entidade pode ser ampliada há cinco anos depois de uma ajuda da Fundação Elijas Kliskmanis, que doou US$ 100 mil.

A presidente do Fundo Social, observou o trabalho de vários terapeutas, entre eles da fonoaudióloga Tatiana Dudas, que atendia Jaqueline, uma menina de três anos. “É maravilhoso ver o amor que eles dispensam a essas crianças”, destacou Lu. “Eu adoro o que faço, realmente precisamos de muita dedicação”, acrescentou Tatiana.

Ainda nesta sexta-feira, Lu Alckmin esteve na Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais (Lares), no Jabaquara, e na Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), no Butantã. Amanhã, às 15 horas, estará participando de uma missa do padre Marcelo, no Santuário do Terço Bizantino. Já no domingo, dia 19, visita a Casa do Betinho – Lar Espírita para Excepcionais.

A IV Semana da Solidariedade se encerra no Dia Nacional de Luta da Pessoa Deficiente, com a visita à entidade Cantinho da Paz, em Sapopemba, zona Leste da cidade.

Lilian Santos