Lu Alckmin visita asilos beneficiados com ações da Semana da Solidariedade

O Raiar do Sol, no Cambuci, contou com reformas e melhorias no prédio, além de ação de voluntários

seg, 15/12/2003 - 15h09 | Do Portal do Governo


A Semana da Solidariedade não durou apenas uma semana. Tudo o que está sendo feito aqui será para a vida inteira. Dessa maneira, Djalma Batista de Oliveira, presidente do asilo O Raiar do Sol, no bairro do Cambuci, região central da Capital, resumiu as ações iniciadas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) na Semana da Solidariedade, realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A instituição foi uma das dez entidades de assistência ao idoso atendidas pela ação do Fussesp, na Capital. As atividades, no Interior, foram coordenadas pelas presidentes de fundos municipais de solidariedade.

Além de visitas de alunos das escolas estaduais da região e de voluntários, o asilo O Raiar do Sol vem recebendo, diversas benfeitorias, como manutenção elétrica e hidráulica, construção de área de lazer, pintura do prédio, reforma dos banheiros e das caixas d’água, instalação de corrimão nas escadas, entre outras. As ações foram realizadas pela Secretaria de Energia e Recursos Hídricos e todas as empresas vinculadas à Secretaria.

Nesta segunda-feira, dia 15, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, visitou o asilo e pôde conferir as mudanças. “Os idosos já deram sua contribuição à sociedade e merecem nosso respeito e nosso apoio. Quando estive aqui, em setembro, este asilo parecia um presídio. Hoje, se vê a transformação: o prédio está pintado, teve um tratamento paisagístico e atraiu novos parceiros e voluntários”, afirmou.

O asilo, de acordo com Djalma, recebe idosos abandonados pelas famílias e vindos de hospitais. Das aproximadamente 80 pessoas que vivem lá, cerca de 30 têm problemas de saúde e não conseguem se locomover sem auxílio. A instituição é mantida por doações.

Tarcísio Policarpo Graça, de 70 anos, vive no O Raiar do Sol há cerca de 12 anos, desde que ficou viúvo. Além de colaborar, com parte de sua aposentadoria, ele também ajuda na portaria, ‘quando precisam’. Na opinião de Tarcísio, a Semana da Solidariedade trouxe, além da reforma do prédio, mais carinho. “Sempre vem gente nos visitar”, relatou.

Sem filhos e com poucos familiares, ele tem uma ‘neta adotiva’ há alguns anos. É Letícia Suzane Andrade, de 12 anos, que o visita semanalmente. Ela conheceu Tarcísio durante uma visita ao asilo organizada pela igreja que freqüenta. “Agora vem mais gente aqui. Eu acho bom porque as pessoas que moram no asilo não se sentem sozinhas e abandonadas”, disse ela.

De acordo com a presidente do Fussesp, os novos parceiros conquistados pela entidade deverão construir uma sala de fisioterapia equipada para atender os cerca de 80 idosos que vivem no asilo. A cozinha, que recebeu um kit de Padaria Artesanal, deverá passar por reforma. Empresas de alimentação também se comprometeram a enviar alimentos regularmente.

Arlette Amaral Arce, coordenadora das ações realizadas pela Secretaria de Energia e Recursos Hídricos e empresas vinculadas, informou que o prédio deverá ganhar ainda uma rampa para os idosos que têm dificuldade para utilizar a escada e alguns serviços de acabamento na área interna do prédio.

“Todos os dias, pessoas procuram o Fundo Social querendo ajudar”, conta Lu Alckmin. Ela relatou que durante visita a uma escola participante do Programa Escola da Família – que abre as portas à comunidade nos fins de semana – neste domingo, viu um bom exemplo. “Uma senhora está ensinando crochê e cada aluno está fazendo um quadrado para que sejam todos costurados e transformados em mantas. Essas mantas serão doadas a asilos. Os alunos continuaram visitando os asilos. Plantou-se uma semente e isso está se desenvolvendo”, destacou a presidente do Fussesp.

Ruth Martins Amigo, de 66 anos e moradora do asilo há quatro, gosta da presença das crianças no asilo. “Na Semana da Solidariedade, os alunos de duas escolas vieram nos visitar. Também nos convidaram para assistir uma peça que montaram na escola. E eles continuam vindo. Há pouco tempo, estiveram aqui para trazer lembrancinhas de Natal”, relata.

Nesta segunda-feira, dia 15, Lu Alckmin está visitando ainda a Associação Madre Teodora dos Idosos, que fica no Jardim São Luiz, Zona Sul da Capital. A entidade também está recebendo melhorias iniciadas na Semana da Solidariedade.

Cíntia Cury