Lu Alckmin vai ao Paraguai para inauguração de Padaria Artesanal

Primeira-dama paraguaia conheceu o programa quando esteve no Brasil e o lançou em seu País

qua, 24/11/2004 - 13h35 | Do Portal do Governo


O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) ultrapassou fronteiras e chegou ao Paraguai. Nesta quinta-feira, dia 25, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, embarca ao país para conhecer as instalações de algumas das cinco Padarias e inaugurar simbolicamente o Programa. Ela viaja a convite da primeira-dama paraguaia, Glória Penayo de Duarte, presidente da Red Paraguaya para el Desarrollo Humano (Repadeh), o Fundo Social de Solidariedade do Paraguai. Trata-se de um intercâmbio entre as presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade, que têm como objetivo promover a capacitação e geração de emprego e renda entre a população mais carente.

Nesta quinta-feira, às 15h45, Lu Alckmin terá um encontro com a ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid de Cowles. Às 19h30, a presidente do Fussesp participa da comemoração do primeiro aniversário da Repadeh.

Na sexta-feira, dia 26, Lu Alckmin visita as instalações de duas padarias em centros comunitários localizados em bolsões de pobreza na capital paraguaia, Assunção.

Histórico

Durante uma passagem da presidente do Repadeh pelo Brasil, a primeira-dama paraguaia conheceu o Programa Padarias Artesanais.
Criado há quase três anos por Lu Alckmin, o programa consiste na distribuição de kits (formados por forno, batedeira, liqüidificador, balança, assadeiras e botijão de gás). Esses kits são captados pelo Fussesp junto à iniciativa privada e, em seguida, entregues às entidades assistenciais cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas.

Para receber a Padaria Artesanal, a instituição deve encaminhar dois representantes para o treinamento, na sede do Fundo Social de Solidariedade do Estado. Nessa capacitação, que dura um dia inteiro, além de aprender a fabricar pães, os agentes que atuarão como multiplicadores em suas comunidades recebem noções de saúde, higiene e cidadania.

Como o objetivo do Repadeh também é desenvolver e executar projetos de auxílio social, visando melhorar a qualidade de vida dos setores mais carentes da sociedade paraguaia, Glória Penayo decidiu lançar as Padarias Artesanais em seu país.

Pouco tempo depois de sua visita, em agosto deste ano, a consulesa Maria Graciela M. Narváez participou do curso de capacitação na sede do Fussesp, no bairro da Água Branca, Zona Oeste da Capital paulista.

Em seguida, a presidente do Repadeh reuniu-se com as primeiras-damas dos Estados e apresentou o programa, que hoje é realizado em centros comunitários de regiões muito pobres do entorno da Capital paraguaia. Ao todo, Glória Penayo instalou cinco Padarias Artesanais em seu país, sendo que uma delas foi levada ao Hospital Psiquiátrico de Assunção. De início, 25 mulheres foram capacitadas por Maria Graciela e já formaram centenas de multiplicadores.

Para tornar os pães mais atraentes, as receitas foram adaptadas ao paladar da região, utilizando ingredientes típicos paraguaios, como andaí (um tipo de abóbora) e manga. No Hospital Psiquiátrico, também é utilizado o bagaço da soja, que é usada para fazer leite.

Atualmente, o Programa conta com mais de 6 mil padarias instaladas em São Paulo, distribuídas nas cerca de 1,9 mil entidades assistenciais e favelas da Capital; nos 644 municípios do Interior do Estado e Grande São Paulo; e em mais de 3 mil escolas estaduais que fazem parte do Programa Escola da Família e abrem as portas nos fins de semana para atividades culturais, esportivas e de lazer.

Cíntia Cury