Lu Alckmin reúne presidentes de fundos municipais de solidariedade do Interior

Participaram do encontro cerca de 50 presidentes de fundos municipais das regiões de Marília, Ourinhos, Tupã e Assis

seg, 08/12/2003 - 15h23 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu em almoço, nesta segunda-feira, dia 8, 50 presidentes de fundo sociais municipais das regiões de Marília, Ourinhos, Tupã e Assis. O objetivo do encontro é fazer um balanço das atividades realizadas pelos fundos de solidariedade, dentro do programa de geração de renda, além de promover a troca de experiências e a confraternização entre as primeiras damas.

Entre as experiências apresentadas, a Associação de Bonecas e Brinquedos Pedagógicos, do município de Espírito Santo do Turvo, ganhou destaque. A associação existe há cerca de dez anos e, atualmente, conta com 75 famílias associadas. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Telma de Freitas Pacheco, o objetivo inicial da associação era levar o artesanato a ex-trabalhadoras rurais. “Logo no início, percebemos a necessidade de trabalhar um programa de geração de renda para impedir que essas mulheres voltassem a atuar no corte da cana-de-açúcar para complementar a renda familiar”, explicou.

Ela conta que a associação deveria produzir brinquedos pedagógicos para abastecer as escolas do município que se utilizam das técnicas Waldorf de pedagogia. “Iniciamos, então, a busca por parcerias. O Fundo Social de Solidariedade do Estado tem se mostrado um grande parceiro. Estamos conseguindo colocar nossos brinquedos no mercado. Acreditamos que a visita de Lu Alckmin à associação, há três anos, foi o impulso que precisávamos. Com isso, os associados sentiram-se mais confiantes, além disso, a presidente do Fussesp vem divulgando nosso trabalho”, afirmou.

Outra experiência apresentada durante a reunião foi a do município de Oriente, que conseguiu, a partir da venda dos pães, adquirir três barracas padronizadas para colocar à venda a produção da Padaria Artesanal.

Já o município de Assis conta com uma cooperativa de catadores de lixo que garante renda mensal média de R$ 400,00 para as cerca de 150 famílias associadas. O município está se tornando referência, já que recicla ou reaproveita todo o lixo que produz. De acordo com a presidente do fundo social local, Cecília Nobre, as pessoas que viviam dos restos que encontravam no lixo estão sendo encaminhadas para as Frentes de Trabalho e também para cursos de geração de renda, como as padarias artesanais e artesanato.

As presidentes de fundos sociais municipais elogiaram muito o programa Renda Cidadão, do Governo do Estado, que oferece complementação de renda para famílias que estão abaixo da linha de pobreza. A contrapartida é que as mulheres que recebem a verba participem de cursos de capacitação do Programa de Geração de Renda oferecidos pelos Fundos Municipais de Solidariedade.

Lu Alckmin também aproveitou a oportunidade para comunicar às primeiras damas que está conversando com juizes de cerca de 400 comarcas do Interior para que a arrecadação de suprimentos resultantes de penas alternativas aplicadas a quem comete infração leve seja destinada as padarias artesanais de regiões carentes dos municípios.

Cíntia Cury