Lu Alckmin recepciona primeiras-damas da região de Bauru

Cerca de 50 municípios foram representados

qua, 28/04/2004 - 16h19 | Do Portal do Governo

“É com a ajuda de vocês que estamos alcançando nosso objetivo de ajudar a população carente do nosso Estado”, disse nesta quarta-feira, dia 28, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin ao recepcionar para um almoço as primeiras-damas da região de Bauru, no Palácio dos Bandeirantes.

Representando 54 municípios, as primeiras-damas falaram de suas experiências e mostraram os resultados das mais diversas ações desenvolvidas em parceria com o Fussesp. “Nos sentimos valorizadas ao apresentar aqui os resultados dos nossos trabalhos”, disse a primeira-dama de Porangaba, Silvia Maria de Almeida São Pedro.

Ela contou que em sua cidade, de 7 mil habitantes, já conseguiu ajudar a cerca de 300 famílias carentes com a implantação dos programas Padarias Artesanais e de Reciclagem de Lixo.

Já a primeira-dama de São Manuel, Nancy Romanholo, disse que com os R$ 8 mil liberados pelo Fussesp para o programa Geração de Renda, montou uma “mini fábrica” de tijolos e lajotas. “A exemplo da dona Lu, nós damos o material e ensinamos a trabalhar. Delegamos responsabilidades”, disse Nancy, ao explicar que a fábrica formará multiplicadores e já beneficiou diretamente 50 famílias, que utilizaram sua produção na construção ou reforma de suas casas.

Nancy fez questão de acrescentar que por meio do Fussesp já beneficiou 800 famílias com o programa Padaria Artesanal e outras 500 ao criar a Associação de Catadores de Papelão e Lixo de São Manuel (Acapel), uma parceria com a Prefeitura.

Em Jaú, que tem 120 mil habitantes, a presidente do Fundo Social do município, Suzana Almeida Prado Pohl Sanzovo, disse que o programa Universidade Cidadã, do Fussesp ajudou-a a criar o “Jogue Limpo”, programa em parceria com a Fatec de Jaú voltado à preservação do meio ambiente. “Está dando super certo, já implantamos nos cursos de Navegação e Logística. Tratamos desde coleta seletiva do lixo até a preservação dos rios”, disse. Em Jaú, também já foram implantados sete núcleos das Padarias Artesanais. O oitavo será inaugurado o mês que vem na entidade para portadores de deficiência AMAE. “É o Fundo cuidando para que todos tenham oportunidade de trabalho.” Na cidade há ainda brinquedotecas, projeto desenvolvidos também em 16 escolas, e programa voltado à terceira idade.

Maria Helena Scipione, primeira dama de Pederneira, fez questão de salientar: “É nesta gestão que estamos recebendo todos os incentivos da presidente do Fussesp para nos orgulhar do nosso trabalho”. Lu Alckmin encerrou dizendo: “Com o apoio de todas vocês estamos construindo uma sociedade melhor e trazendo mais dignidade às pessoas.”

Lilian Santos