Lu Alckmin recebe presidentes do Fundo Social da Região de Adamantina

Campanha do Agasalho e Padarias Artesanais foram alguns dos enfoques da reunião

ter, 04/05/2004 - 16h33 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve nesta terça-feira, dia 4, prestigiando o encontro das presidentes de Fundos Sociais de Solidariedade da região de Adamantina, com Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.

Esta é sexta vez, desde o ano passado, que Lu Alckmin recebe em sua residência para um almoço as primeiras-damas de várias regiões do Estado. “No ano passado, quando estive visitando 23 regiões administrativas, elas me receberam com tanto carinho, agora estou retribuindo”, contou Lu Alckmin.

Apesar da informalidade, o encontro foi “bastante produtivo”, avaliou Lucimar Aparecida Volpe, presidente do Fundo Social de Ribeirão dos Índios, município da região de Presidente Prudente, com 2.252 habitantes. “Acabei de assinar o ofício para receber os R$ 8 mil para o programa Geração de Renda. Vou investir na Oficina de Bordados”. Entusiasmada, Lucimar disse que com a verba vai fornecer material para que mulheres de 82 famílias carentes de seu município possam ter renda própria.

O programa Padarias Artesanais, já implantado em todo o Estado, foi o grande destaque do encontro. Todas as presentes contaram que com os kits recebidos beneficiaram várias famílias, por meio da formação dos multiplicadores. “Já ajudamos cerca de 300 famílias”, contou Simone Aparecida Stuani, presidente do Fundo Social de Indiana, município de 5 mil habitantes.

Os kits das Padarias Artesanais chegaram ao município em 2002. Hoje são três fornos funcionando em uma creche municipal e duas cozinhas pilotos, criadas para capacitar as mães das crianças e toda a população interessada.

Por meio da verba recebida do Fundo Social no programa Renda Cidadã, Simone disse ainda estar investindo no projeto piloto de Oficina de Costura. “Comprei seis máquinas de costura e em parceria com o comércio vamos ensinar, inicialmente, 41 mães a trabalhar, para que elas possam a partir daí ter sua própria renda.” A idéia foi bastante prestigiada pelas demais presentes. “Essa reunião é para isso, trocar experiências, avaliar e saber do nosso papel em busca de uma melhor sociedade”, acrescentou Lu Alckmin.

Campanha do Agasalho

As presidentes dos Fundos municipais disseram estar animadas com a Campanha do Agasalho. “Sempre fomos favorecidas com a distribuição dos cobertores feita por dona Lu”, acrescentou Simone.

A presidente do Fussesp lembrou que ontem, dia 3, deu início às doações da Campanha do Agasalho 2004. Foram entregues 15 enxovais para as menores gestantes da Casa das Mães Maria Clara Machado, que fica na Febem da Mooca.

Além do compromisso com a Campanha do Agasalho 2004, de superar os 7 milhões de peças arrecadas no ano passado, Lu Alckmin disse que seus trabalhos também estão voltados para ampliação dos kits Padarias Artesanais das 1.300 para todas as 5 mil escolas, que fazem parte do programa Escola da Família. “Nossa preocupação é levar esse programa de geração de renda também as escolas abertas aos fins de semana.”

Lilian Santos