Lu Alckmin recebe presidentes de Fundos Sociais de Solidariedade da Região de Araçatuba

Encontro visa realizar balanço das atividades realizadas durante o ano dentro do Programa de Geração de Renda

ter, 09/12/2003 - 14h17 | Do Portal do Governo


As ações desenvolvidas este ano nos municípios de São Paulo, dentro do Programa de Geração de Renda do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), estão sendo avaliadas pela presidente do Fussesp, Lu Alckmin. Nesta terça-feira, dia 9, ela recebeu em almoço cerca de 40 presidentes de Fundos municipais da região de Araçatuba.

Além de cestas com pães, biscoitos, broas e sonhos produzidos a partir dos kits de Padaria Artesanal distribuídos pelo Fussesp, as presidentes de Fundos Sociais trouxeram histórias de sucesso na geração de renda entre a população mais carente.

O curso de capacitação em Padaria Artesanal despertou, por exemplo, a atitude empreendedora de uma moradora de assentamento, na cidade de Castilho. De acordo com o relato da presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Márcia Raquel Obice Buzachero, após passar pela capacitação, a assentada decidiu adquirir um kit de Padaria Artesanal, com financiamento no Banco do Povo local, e, atualmente, sustenta a família com a venda dos pães que produz.

Já no município de Andradina, as Padarias Artesanais estão gerando cooperativas em bairros da periferia. O Fundo Municipal de Solidariedade recebeu, ao todo, dez kits de Padaria Artesanal. “Com seis kits, montamos uma Padaria Central para capacitar pessoas da comunidade. Os outros quatro kits foram distribuídos em bairros da periferia, que estão se organizando em cooperativas para produzir e comercializar os pães. Cada cooperativa tem como obrigação manter uma horta comunitária, que também oferecerá insumos para a fabricação dos pães”, explica a presidente do Fundo Municipal, Solange Maria Teno.

Lu Alckmin explicou que o programa de Padaria Artesanal está entrando na terceira etapa. “A primeira etapa foi capacitar para a produção de pães. Na segunda etapa, que também já foi concluída, as pessoas aprenderam a fazer bolos, biscoitos e tortas. A partir de fevereiro, estaremos ensinando em todo o Estado a produzir alimentos utilizando a mandioca, que é um alimento de fácil cultivo, nutritivo e gostoso. São mais de 20 itens, como empada, pão de queijo, nhoque, torta feitos com mandioca”, disse.

A presidente do Fussesp também destacou o convênio estabelecido com o Servido de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) para a formação de cooperativas e microempresas. “Já começamos na Capital, onde 21 entidades capacitaram multiplicadores, e, no início do próximo ano, levaremos para o Interior e também para todas as escolas estaduais”, afirmou.

O programa de Padaria Artesanal está sendo implantado em mais de seis mil escolas públicas de todo o Estado que abrem suas portas à comunidade nos fins de semana para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, dentro do programa Escola da Família.

Cíntia Cury