Lu Alckmin recebe presidentes de Fundos Municipais do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qui, 20/11/2003 - 18h37 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes, as presidentes dos Fundos Municipais do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Além de um evento de confraternização de final de ano, a reunião também teve como objetivo avaliar os programas sociais e debater idéias para o ano de 2004. “O que nós queremos para o ano que vem é implantar o Programa Padaria Artesanal em todas as escolas estaduais, que, com o Programa Escola da Família – Espaço da Paz, estão sendo abertas nos fins de semana”, informou Lu Alckmin.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância dessa iniciativa para a sociedade. “O objetivo é transformar as escolas em um ponto de encontro, onde os pais, amigos e estudantes possam freqüentar seu espaço da paz, ou seja, um lazer sadio, com teatro, dança e atividades esportivas. E o kit Padaria vai proporcionar aos estudantes aprenderem a fazer pães, doces e festas. Eu acho que tem um duplo objetivo: educação e entretenimento. É uma escola cada vez mais atrativa, mais gostosa para os estudantes e para a comunidade”, disse o governador.

Além do Padaria Artesanal, Lu Alckmin ressaltou a importância de outros projetos desenvolvidos pelo Fussesp, como o Espaço Convivência, realizado na Capital, onde os idosos de todas as regiões de São Paulo podem participar gratuitamente de cursos de violão, coral, cursos de bijuterias, forração de caixas, pintura em tecido e pintura em tela. “Essas iniciativas também visam melhorar a renda da família”. A presidente do Fundo Social lembrou também dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados durante o ano inteiro no Interior, quando as presidentes dos fundos municipais se reúnem com a terceira idade para a preparação da competição. “Participei de todos. São seis regiões do Estado de São Paulo com mais de 1.400 jovens atletas. A grande final é sempre na sétima região, mas todos são campeões”, informou Lu Alckmin.

Tânia Mara Barbosa Mendonça, presidente do Fundo Municipal de Cachoeira Paulista, elogiou os trabalhos do Fussesp, especialmente o Padaria Artesanal. “Já contamos com três kits padaria e na semana que vem teremos mais dois. Um deles vai ser levado para um bairro da zona rural, que não tem sequer uma padaria. Agora, os moradores do bairro já vão aprender a fazer pão e até ganhar dinheiro”, disse.

Regina Lúcia Souza Silva Moreira, presidente do Fundo Municipal de Guaratinguetá, disse que todos os projetos realizados em parceria com o Governo paulista são um sucesso. “Temos três Kits Padarias. Um deles está montado na sede da Guarda-Mirim de Guaratinguetá, onde os cursos são dados para 700 adolescentes e para os pais. Isso permite aumentar a renda das famílias”. Ela também informou que o Governo do Estado repassou uma verba para ser utilizada na compra de maquinários utilizados no projeto “Pequeno Sapateiro, Pequeno Engraxate”, que beneficia 70 meninos.

Lu Alckmin disse que até o final do ano pretende receber todas as primeiras-damas municipais do Estado de São Paulo.

Macedo Júnior