Lu Alckmin recebe líderes de favelas no Palácio dos Bandeirantes

Balanço das ações foi positiva em 2003

seg, 01/12/2003 - 20h53 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu nesta segunda-feira, dia 1.º, líderes comunitárias de mais de vinte favelas da Capital para um balanço das ações neste ano de 2003.

Após uma explicação de todas as atividades desenvolvidas pelo Fundo em todos os 645 municípios do Estado, em parceria com as presidentes dos Fundos Municipais de Solidariedade, Lu Alckmin esclareceu que, atualmente, são 4 mil Padarias Artesanais em funcionamento, que geraram trabalho e renda a várias famílias.

“A senhora foi um anjo que apareceu em nossas vidas. Depois do curso Padarias Artesanais, só no primeiro semestre já capacitamos mais de 200 pessoas, muitas abriram seu próprio negócio e mudaram de vida”, disse a presidente da Favela Alba, Iasmi Ayres. A comunidade também montou um brechó e até brinquedoteca voltada às crianças.

Francisca Ivonete Silva Souza, de 48 anos, presidente da Associação Comunitária Unidos do Jardim Iporã, na Zona Sul, fez questão de salientar que desde que chegou do Ceará, há 21 anos, somente depois que se cadastrou ao Fundo Social, há cinco meses, é que está se sentindo respeitada. “A partir daí, comecei a receber as doações dos programas de alimentação do Governo estadual, mas o que mais quero é montar a nossa cooperativa”, disse.

O pastor Ezequias, da Associação Aefico, na Zona Leste, disse que apesar de ter se inscrito em vários programas, nunca tinha tido um retorno sequer. “Essa é a primeira vez que estamos sendo ouvidos”, disse ele, elogiando a ação da presidente do Fussesp.

Já a presidente da Associação Beneficente Vila Maluf, no Itaim Paulista, Elza Vieira Lima, disse que, atualmente, a entidade atende a 900 pessoas e o que mais a orgulha é saber que desde antes de “Dona Lu virar primeira-dama ela já entrava na favela em busca de soluções para os nossos problemas.”

Lu Alckmin salientou que o Poder Judiciário também está com ações voltadas ao Fundo Social. Explicou que alguns juízes já estão optando pelas penas alternativas, em que o sentenciado pode pagar seus pequenos delitos de duas maneiras: ou doando farinha de trigo ao Fundo ou mesmo desenvolvendo trabalho voltado às comunidades carentes. “Pelo bem, conseguimos até ressocializar essas pessoas”, lembrou.

Nova parceria trará cursos de jardinagem e paisagismo ao Fussesp

Ao fim da reunião, Lu Alckmin anunciou que nesta terça-feira, dia 2, estará assinando um protocolo de intenções, durante o jantar para comemorar os “75 anos do Jardim Botânico”, para cursos de jardinagem e paisagismo voltados às pessoas desempregadas das comunidades. “Nossa intenção é oferecer uma nova oportunidade de emprego, pois vamos criar um banco de vagas”, disse primeira-dama.

Ela explicou que, por meio de cada líder, será detectado quem quer fazer o curso, que será o mais próximo à favela e, depois de formado, o próprio Fundo indicará o local para a possível vaga de emprego.

O governador Geraldo Alckmin esteve prestigiando o encontro onde cumprimentou os presentes e agradeceu a dedicação de cada um pelo trabalho desenvolvido em sua comunidade. “Sem essas mulheres dentro das favelas eu não sou nada. O trabalho social delas é muito sério. A gente não está brincando, nós estamos trabalhando para trazer dignidade e melhor qualidade de vida a todos”, encerrou Lu Alckmin

Lilian Santos