Lu Alckmin recebe homenagem do Centrinho-Bauru

Aviso de Pauta - Quinta-feira, 11 de novembro de 2004

qui, 11/11/2004 - 7h54 | Do Portal do Governo

Ações sociais desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo são motivos da homenagem de mães de pacientes do Hospital.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, será homenageada nesta quinta-feira, dia 11, às 10 horas, pelas mães de pacientes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Centrinho-Bauru.

A homenagem será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru, pelos trabalhos sociais realizados pelo Fussesp, especialmente no programa Padarias Artesanais em toda a região de Bauru.

O primeiro kit do programa foi entregue por Lu Alckmin ao Centrinho-Bauru, em maio de 2002, com o objetivo de levar ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Hoje, o Centrinho utiliza três kits para desenvolver receitas saborosas e nutritivas voltadas aos pacientes e às famílias. Cada kit da “Padaria Artesanal” é composto por um forno, batedeira, liqüidificador, balança, bujão de gás e assadeiras de alumínio.

Durante a cerimônia, haverá apresentações teatrais e musicais com a participação de pacientes do Centrinho. Estarão presentes familiares, primeiras-damas e autoridades da região.

Depois da homenagem, Lu Alckmin visita o Centrinho, para conhecer o funcionamento das padarias artesanais, que receberam inovações, por iniciativa do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital. A primeira, denominada “Enriquecendo a Massa” , tem o objetivo de orientar os cuidadores dos portadores de fissuras labioplatal sobre os cuidados com os pacientes no pós-operatório.

A Segunda, denominada “Mão na Massa” procura capacitar profissionalmente paciente com surdez profunda e mães que aguardam tratamento de seus filhos. A terceira “Brincando com a Massa” tem a participação de profissionais como nutricionistas e artistas plásticos, que contam histórias sobre o pão às crianças e distribuem manual aos pais e familiares presentes.

Além disso, as crianças brincam com a massa e aprendem a fazer pães no formato de animais ou brinquedos. Depois são assados e servidos às pessoas presentes.

Padarias Artesanais

O projeto nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do projeto são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança, assadeiras de alumínio e um bujão de gás, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700,00 a R$ 1.000, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro.

Na prática, cada entidade indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados mais de 12 mil agentes multiplicadores no Estado.

Desde o início do projeto, já foram implantadas mais de 6 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1.900 em entidades assistenciais e favelas da Capital cadastradas no Fussesp, nos 645 municípios do Interior do Estado e da Grande São Paulo. Além de ultrapassar a marca de 3.000 escolas estaduais, já capacitadas, do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as quase seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Um centro de excelência

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo Centrinho/ Bauru é um hospital público especializado no atendimento à portadores de fissuras labiopalatais. Desde sua fundação, em 1967, já beneficiou quase 70 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

A partir 1997, o Centrinho passou a ter equipes em várias regiões do Brasil, descentralizando parte de seu atendimento, é pioneiro em implante coclear multicanal (ouvido biônico) considerado um centro de excelência pelo Ministério da Saúde.


Dia: 11 de novembro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru
Endereço: Av. Octávio Pinheiro Brizolla 9-75 – Bauru

C.C.