Lu Alckmin recebe doações do presidente da OAB-SP

A entrega foi realizada no Palácio dos Bandeirantes

seg, 16/05/2005 - 20h18 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu nesta segunda-feira, dia 16, a doação de 30 kits para o Programa Padarias Artesanais, feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – SP, Dr. Luiz Flávio D’Urso. A entrega foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou também com a presença de Alexandre de Moraes, presidente do Conselho Nacional de Justiça, sua esposa, Viviane de Moraes, e cerca de 15 advogados.

A iniciativa de solidariedade teve início em abril, na festa de aniversário de D’Urso, no Jóquei Clube. Na ocasião, ele pediu aos convidados que, ao invés de presentes, doassem o valor que gastariam para a compra de kits do Programa de Padarias Artesanais desenvolvido pelo Fussesp.

“A doação dos kits comprova a credibilidade que o Programa conquistou, por isso, a OAB apóia esta iniciativa”, afirmou D’Urso.
Lu Alckmin informou que os kits doados serão distribuídos em escolas estaduais do Estado de São Paulo.

Programa Padarias Artesanais

O projeto nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do projeto são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700 a R$ 1.200, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro.

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas.

Desde o início do projeto, já foram implantadas mais de 7 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1.900 em entidades assistenciais e favelas da Capital cadastradas no Fussesp, nos 645 municípios do Interior do Estado e da Grande São Paulo. Ao todo, já foram capacitados mais de 14 mil agentes multiplicadores no Estado.

Além de ultrapassar a marca de 3.500 escolas estaduais, já capacitadas, do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as quase seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Para Lu Alckmin, as Padarias Artesanais levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Possibilitam a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação da renda. O programa segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade, desenvolvendo diversas atividades que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitem a solidariedade educacional e não o assistencialismo.

A Padaria Artesanal é ainda uma ferramenta que fortalece as lideranças comunitárias e pode gerar o início de toda uma transformação na comunidade, desde o resgate da dignidade até o verdadeiro exercício da cidadania.

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, comunidades quilombolas e indígenas, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 645 municípios do Estado de SP, além de hospitais, creches, favelas e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fundo Social de Solidariedade. No Interior, os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade para a doação dos Kits. Mais informações no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, pelo telefone (11) 3874-6952.