Lu Alckmin promove Semana da Solidariedade voltada às crianças

Aviso de Pauta - Amanhã - 23 de setembro de 2005

qui, 22/09/2005 - 18h01 | Do Portal do Governo

De 26 a 30 de setembro várias atividades voltadas às crianças e adolescentes estarão ocorrendo por todo o Estado. O objetivo é chamar a sociedade à reflexão da sua responsabilidade com este segmento importantíssimo da população

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, abre nesta sexta-feira, dia 23, às 10h30, a quarta edição da Semana da Solidariedade no Estado de São Paulo, que este ano tem como tema a criança . O evento contará com a presença do compositor e intérprete Toquinho, que fará uma apresentação especial. As crianças da Casa de Solidariedade I apresentarão a peça teatral Casa de Brinquedos. Já os alunos do projeto guri do núcleo da Casa de Solidariedade II interpretarão o Hino Nacional.
A Semana tem o objetivo de envolver e sensibilizar a sociedade para a disseminação de ações de solidariedade e responsabilidade social para com as crianças. Estarão presentes ao evento 1.200 pessoas, sendo mais de 600 presidentes de Fundos Municipais de todo o Estado, e o restante presidentes de entidades e associações da Capital, que trabalham com crianças e que estarão envolvidas com a iniciativa. Serão servidos pãezinhos fabricados na Padaria Artesanal do Fundo Social. A Coletiva para a Imprensa será realizada às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500).

No hall nobre do Palácio estará exposta uma Casa de Brinquedo, representando as cerca de 11 mil distribuídas nos 645 municípios do Estado e em 800 entidades da capital. Na ocasião, será lançado o “Livro Casa de Brinquedo”, com orientações básicas sobre os brinquedos e a importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança.

Também estarão expostos alguns brinquedos, representando a doação de 90 mil deles pela Receita Federal, que serão entregues para as 645 presidentes de Fundos Municipais e para entidades sociais da Capital que receberam a Casa de Brinquedo.

A escolha do tema deste ano é explicada pela presidente do Fundo Social, Lu Alckmin: “É preciso que haja o compromisso ético, moral e emocional da população com as crianças, o respeito com as diferenças e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver com dignidade seus potenciais: físico, mental, emocional, moral, espiritual e social. Toda criança tem direito à educação, ao lazer, à cultura, ao esporte, à alimentação, à saúde, è educação, à profissionalização e à convivência familiar e comunitária. Enfim, direito à vida. É investindo neles que se constrói o futuro de uma nação.”

As condições efetivas para a garantia desses direitos só será possível com a mobilização do governo, entidades civis e empresas privadas. “O amor, o acolhimento, as oportunidades, proporcionam segurança e auto-estima. Percebemos isso no dia-a-dia das Casas de Solidariedade I e II do Fussesp”, acrescenta Lu Alckmin.

O evento será finalizado com uma palestra do Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita.
VISITA ÀS ENTIDADES E PASSEIO NO HOPI HARI

O Fundo Social também está convidando a sociedade civil a participar da Semana da Solidariedade, não apenas com doações materiais, mas também com atitudes que são fundamentais para que se abram mais oportunidades para esse segmento da população, contribuindo, desta forma, para o avanço do processo de inclusão das pessoas mais carentes na sociedade.

Alguns órgãos do governo, comerciantes e empresários já se comprometeram a participar da iniciativa e estarão realizando atividades de lazer, serviços, reformas e doações de brinquedos, de medicamentos, de móveis, utensílios domésticos, fraldas e alimentos não perecíveis.

A Semana da Solidariedade começa no Palácio e prossegue com visita de Lu Alckmin a várias entidades que atendem crianças carentes e portadoras de deficiências em várias regiões da Capital (veja a programação abaixo).

No Interior, atividades semelhantes também estarão sendo desenvolvidas pelas presidentes de Fundos Municipais. É uma forma prática de chamar a atenção da sociedade e envolvê-la nessa iniciativa. Outro objetivo é fazer com que a Semana, seja o ponto de partida para que diversas ações similares sejam realizadas junto a outras entidades que prestam assistência às crianças carentes.

CASA DE BRINQUEDOS E A ARTE DAS BRINCADEIRAS

Muito mais do que um projeto, a Casa de Brinquedo é uma idéia que pode ser aplicada em vários locais preparados para estimular as crianças a brincarem de uma forma enriquecedora e educativa.

Com este objetivo o Fundo Social de Solidariedade distribuiu KITs com 200 brinquedos e jogos às comunidades mais desprovidas de recursos, levando lazer às crianças que mais precisam. Em entidades da periferia, escolas, hospitais e até mesmo em casas especialmente construídas em cidades no Interior, são criados espaços que estimulam a criança a brincar num ambiente totalmente lúdico. Até hoje já foram distribuídas, em todo o Estado, mais de 11 mil Casas de Brinquedo.

Brincar é uma atividade muito rica para as crianças, é mais que um passatempo. As brincadeiras interferem na coordenação motora, passando pelo estimulo da criatividade, o raciocínio, a comunicação, o equilíbrio emocional, as relações humanas e regras sociais, e até mesmo a compreensão e o exercício da cidadania, mostrando às crianças os seus direitos e deveres. Brincar é uma coisa séria, e o papel do adulto é muito importante, pois é ele o responsável pela orientação das atividades infantis com os brinquedos.

Uma criança dispersa, por exemplo, poderá ter resultados positivos com jogos de concentração. Já uma criança com dificuldades de relacionamento poderá ter melhoras ao participar de atividades em grupo. Mas, acima de tudo o importante é o respeito à individualidade da criança.

CASAS DE SOLIDARIEDADE

As Casas de Solidariedade foram criadas para atender crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, em situação de risco social, recuperando sua auto-estima, identificando e desenvolvendo suas potencialidades e habilidades para a vida.

Nestes espaços são desenvolvidas ações visando a relação da criança/adolescente com seu convívio na família, na escola e na comunidade.

A Casa da Solidariedade I atende, em dois turnos, 250 crianças por dia. São realizadas oficinas culturais, orientação de estudo, educação física, informática e pólo do Projeto Guri. Elas ainda recebem atendimento médico-odontológico, psicológico e alimentação. A Casa II também atende 250 crianças e oferece as mesmas atividades. Um dos pré-requisitos para participar é que a criança esteja regularmente matriculada na rede pública de ensino e freqüentando as aulas.


Confira a Programação da Semana da Solidariedade

– SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO

– 09h00 – Visita à Comunidade Eclesial de Base Sítio Pinheirinho /Abrigo Sagrada Família
100 Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, encaminhadas através do conselho tutelar e do Fórum da Vara de Infância e Juventude
Presidente: Irmã Maria Jacinta Rossi
Local: Rua Jacitara Tapiti, Nº 4 – Jd. Guairacá – Zona Leste

– 11h00 – Visita à ‘Nossa Creche 02’ – mantenedora da Sociedade de Defesa e Apoio às Comunidades Urbanas
Responsável: Graziela Camargo Zanelato
Contato: 273 0255
Creche com 70 crianças (0 a 4 anos) que permanecem das 7h as 17h30.0
Local: Rua Japaratuba, 296 – São João Clímaco – Heliópolis

– 15h00 Visita ao Projeto de Incentivo à Vida – PIVE
Maria Antonia De Moura – 6953 5158 / 6204 / 2874
Atende cerca de 80 crianças com HIV encaminhadas pela Justiça
Local: Rua Capitão João Noronha, 208 – Jd Vieira de Carvalho – Mandaqui – Zona Norte

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO

– 09h00 Visita ao Lar Espírita Infantil Allan Kardec – Internato com finalidade jurídica de uma escola que atendas os Ensinos Fundamental e Médio, além da profissionalização de aprendizes.
Presidente: Celso Serafim
internato com 60 crianças de 2 a 23 anos ( em formação sequencial)
semi – internato com 160 crianças
Autorização familiar
Tel.: 5514 3220
Local: Rua Capão Redondo, Nº 1 – Santa Margarida – Zona Sul

– 11h30 Visita à Associação Cristã de Casais Vila Acalanto
Contato: Irmã Natália 5514-6327
Abrigo com 44 crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
Local: Estrada Guarapiranga, 1050 – Guarapiranga – Zona Sul

– 16h30 Visita ao Lar Escola Cairbar Schutel
Contato: Joziane
Presidente: Reinaldo Correa 3742 0516
Abrigo com 65 crianças de 1 a 16 anos – encaminhadas pela Vara Infantil.
Local: Rua Francisco Preto, 213 – Vila Morse – Zona Sul

– 21h00 Evento “O Teatro Infantil Brasileiro”, com Arrecadação de Brinquedos para a Semana da Solidariedade
Local: Aldeia Turiassu, 928 – Fone: 3864 4795

QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO

Passeio com cerca de 2.500 crianças de entidades, que atendem crianças e adolescentes de escolas da rede estadual de ensino, e que estarão participando da Semana da Solidariedade no Hopi Hari. Permanecerão no local das 10 às 17 horas, com direito à alimentação.

QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO

– 10h00 Visita à Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo/Casa Pia São Vicente De Paula
Presidente: Celeste Bueno Bussamara
Contato: 3667-5801
Abriga 62 crianças de 7 a 10 anos com autorização familiar
Local: Alameda Barros, 539 Santa Cecília – Centro

– 14h00 Visita à Casa da Criança
Presidente: Maria Odette Molando Amaral
Contato: 5579 2367 / 5571 4134
A casa abriga 85 crianças de 2 a 4 anos, que permanecem no local de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com autorização familiar
Local: Rua Ambrozina de Macedo, 194 – Vila Mariana – Zona Sul

– 16h00 Visita à Associação das Senhoras Evangélicas
Presidente: Miriam
Contato: 5061 1655
A casa abriga 22 crianças de 2 a 16 anos encaminhadas pela Vara Infantil e Conselho Tutelar
Local: Rua Madame Curie, 219 – Saúde

SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO

– 9h00 Visita ao Lar Dona Cotinha
Presidente: Kiyoshi Ussui
Contato: Maria Graça Luiza Ussui – 6692 0565 – 6601 9228
Creche com 32 crianças e adolescentes com até 17 anos encaminhadas pela Vara Infantil
Local Rua Messias De Pina, 77 – Mooca – Zona Leste

– 12h00 Visita à Prohacc – Associação Proteção Habitacional para crianças carentes – Internato Lar São Judas Tadeu 1
Presidente – Elias Tadeu Batista
Contato Zilda: 3941 2843 / 6041
Abrigo com 40 crianças e adolescentes ( 2 a 17 anos) encaminhadas pela Vara Infantil ou Conselho Tutelar.
Local: Rua Stefano Mouse, 651 – Pirituba – Vila Clarice

– 17h00 Apresentação da peça ‘Poeira de Estrelas’, com Eduardo Bakr e Thompson com direção de Tadeu Aguiar
Local: Auditório Ulisses Guimarães – PB