Lu Alckmin participa de lançamento de programa de atenção materno-infantil no Hospital de Santo Andr

Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, implanta o programa 'Protegendo o Direito de Mamar'

ter, 21/10/2003 - 12h18 | Do Portal do Governo


Com o objetivo de ensinar os profissionais de saúde a promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, lançou, nesta segunda-feira, dia 20, o programa ‘Protegendo o Direto de Mamar’. A cerimônia contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin.

“Este é o primeiro passo para ensinar as mães a cuidar melhor dos filhos e, com isso, criar crianças mais felizes e saudáveis”, observou Lu Alckmin.

Ela lembrou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas por meio da prática do aleitamento materno. “Além do alto valor nutritivo, a amamentação também fortalece o vínculo afetivo e o desenvolvimento sadio das crianças”, destacou.

O programa ‘Protegendo o Direito de Mamar’ consiste no envolvimento dos profissionais de saúde em ações como a orientação das mães, o encorajamento ao aleitamento materno, e o desenvolvimento de ações educativas abordando conceitos de higiene, controle de saúde e nutrição, entre outros. a humanização do atendimento perinatal, com implantação do Método Canguru também está entre as ações do hospital.

O Método Canguru é uma técnica adotada por hospitais para que bebês prematuros de baixo peso tenham uma recuperação mais rápida e não sejam separados das mães durante o tratamento. O método consiste em colocar o bebê de baixo peso em uma espécie de bolsa junto ao corpo da mãe, como as bolsas dos cangurus.

O Hospital Estadual Mário Covas oferece procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade à população, além de retaguarda aos serviços de saúde dos sete municípios do Grande ABC. O atendimento é 100% Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a gratuidade dos serviços.

Foi construído pelo Governo do Estado e é gerenciado Organização Social de Saúde Fundação ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC.

Cíntia Cury