Lu Alckmin participa de almoço em homenagem aos monitores da CATI

Evento foi realizado na Ala Residencial do Palácio dos Bandeirantes.

sex, 04/11/2005 - 12h18 | Do Portal do Governo

Foi realizado nesta quinta, dia 03, no Palácio dos Bandeirantes, um almoço em agradecimento aos monitores da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) por capacitarem todos os multiplicadores do Projeto Padarias Artesanais.

Os técnicos da CATI são responsáveis por desenvolver as receitas dos pães e as apostilas oferecidas nos cursos. Também são eles que ministram as aulas de noções de higiene, panificação, valores nutritivos dos alimentos e, por fim, ensinam os multiplicadores a fazer os pães. A CATI é um órgão da Secretaria de Estado de Agricultura criado em 1967 para atender o produtor rural. Com sede em Campinas, a Coordenadoria está presente em todos os municípios paulistas, através das Casas da Agricultura. Tornou-se parceiro do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) desde o início do Projeto das Padarias Artesanais.

“Hoje são mais de 15 mil multiplicadores em todo o Estado e foi através da CATI que chegamos a esse número. Esses monitores são peças fundamentais no desenvolvimento do projeto das Padarias Artesanais”, afirma a presidente do Fussesp, Lu Alckmin.

São cerca de 20 técnicos da Coordenadoria que trabalham nas padarias. Divarcy Aparecida Silva, uma das monitoras presentes no almoço, diz que é um trabalho muito gratificante. “Ensinamos receitas muito simples e isso encanta o pessoal que freqüenta os cursos. É emocionante reencontrar as pessoas e ouvir as histórias de sucesso. O projeto já mudou a vida de muita gente e me sinto um pouco responsável por isso, o que é maravilhoso”, contou Divarcy animada.

Estavam presentes no almoço o secretário da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira Junior, a coordenadora do Projeto Padarias Artesanais, Marilene Nogueira, o coordenador da CATI, José Carlos Rossetti e a coordenadora dos monitores, Beatriz Cantuzio.

Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais foi criado em 2001 pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, com o objetivo de resgatar a dignidade das pessoas por intermédio da capacitação profissional, geração de renda e emprego, além de melhorar a qualidade da alimentação de comunidades carentes.

Para viabilizar o projeto, o Fussesp busca parcerias na iniciativa privada, que financiam kits usados na capacitação de pessoas para a fabricação de pães caseiros nas sedes de entidades assistenciais e de fundos municipais de solidariedade. Os participantes do programa são incentivados a produzir pães com ingredientes nutritivos.

Os kits, compostos por forno, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras e botijão de gás, custam entre R$ 800 e R$ 1.200. Cada entidade que recebe o kit de Padaria Artesanal deve designar duas pessoas para participar do treinamento na sede do Fundo Social, na capital paulista. Durante um dia inteiro, elas aprendem as técnicas de produção de pães, além de noções de higiene, saúde e cidadania e têm a missão de atuar como multiplicadoras em suas comunidades.

No total, foram distribuídos mais de 7.500 kits de Padarias Artesanais, que atendem a todos os 645 municípios paulistas, favelas e cerca de 2.500 entidades sociais da capital cadastradas no Fussesp. O programa também foi implantado em mais de 4 mil escolas da rede pública estadual, que abrem as portas nos finais de semana pelo programa Escola da Família.

Adriana Fares