Lu Alckmin participa da Premiação das Escolas vencedoras em arrecadação da Campanha do Agasalho

Escolas arrecadaram mais de 7 milhões de peças de agasalhos

seg, 20/06/2005 - 18h41 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, participou na tarde desta segunda-feira de café da tarde para a premiação das escolas vencedoras em arrecadação da Campanha do Agasalho através da Gincana da Cidadania.

Dona Lu falou da satisfação com o resultado da Gincana, “Vocês arrecadaram mais de 7 milhões de peças, isso mostra a nossa meta, que é superar a arrecadação do ano passado e a solidariedade que todos vocês mostraram ter através da Gincana da Cidadania”.

O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, também participou do evento. “Uma escola deve existir para que seu aluno seja feliz. E o que faz o aluno feliz é o entretenimento, os jogos, a brincadeira, o estudo concreto, a relação entre as pessoas”, ressaltou o secretário. E completou: “Para ser feliz tem que ser solidário, generoso, tem que ter habilidade emocional desenvolvida”.

A premiação ainda contou com a participação dos alunos, pais e professores das escolas vencedoras, os parceiros da Fussesp na Campanha do Agasalho, entre outros.

Escolas vencedoras

As escolas campeãs do Estado em arrecadação de agasalhos foram: EE Professor Tomé Teixeira, da Diretoria de Ensino de Itararé, que arrecadou mais de 70 mil peças e a EE Porcino Rodrigues, da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra, com mais de 16 mil peças. Estas ganharam 1 computador cada uma, troféus e ingressos para o Playcenter.

A Diretoria de Ensino campeã em arrecadação foi a de Franca, com 258.339 agasalhos arrecadados.

As grandes vencedoras nas quatro ações da Gincana (arrecadação de agasalhos, culinária criativa, resgate patrimonial e mostra de inovações) foram: EE Dr. Iasaias José Ferreira, da Diretoria de Sertãozinho, e EE Isaias Luiz Matiazzo, da Diretoria de Ensino de Caieiras. Estas foram premiadas com R$ 50 mil e troféus.

Ainda foram premiadas as escolas vencedoras em cada ação da Gincana e por proporcionalidade de peças por aluno. Os órgãos centrais da Secretaria da Educação que mais arrecadaram peças também receberam prêmios.

Gincana da Cidadania

Foi promovida pela Secretaria Estadual da Educação entre os dias 11 e 23 de maio deste ano e envolveu todas as escolas da rede estadual.

O objetivo da Gincana é desenvolver a prática da cidadania, a troca de experiências, o exercício da solidariedade, o resgate de valores e o enriquecimento sociocultural. Cada escola formou uma equipe envolvendo professores, alunos, pessoal administrativo e o Programa Escola da Família, integrando a comunidade.

Campanha do Agasalho

Para alcançar o objetivo proposto, o planejamento da Campanha do Agasalho é complexo e começa com uma mensagem educativa que visa levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade e a necessidade de uma nova ética de convivência humana, na qual a responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos.

Entre a arrecadação e a doação, o trabalho envolve uma ampla e criteriosa logística. Os preparativos começam no verão e mobilizam centenas de pessoas, que vão de grandes empresários a estudantes da rede estadual, passando por integrantes do governo, sociedade civil, Fundos Municipais de Solidariedade, imprensa, entre outros.

Adriana Fares