Lu Alckmin participa da abertura dos Jogos Regionais dos Idosos em São Paulo

Evento é realizado pela primeira vez na Capital paulista

sex, 11/06/2004 - 17h13 | Do Portal do Governo


Mais de 1,4 mil paulistanos participam pela primeira vez dos Jogos Regionais dos Idosos. A abertura do evento foi realizada nesta sexta-feira, dia 11, no Ginásio do Ibirapuera, na Zona Sul da Capital, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin. Mais de duas mil pessoas assistiram ao show de um dos grupos mais tradicionais de São Paulo, Demônios da Garoa. “Esse é mais um incentivo para quem já contribuiu tanto para a sociedade. Por isso, eles merecem todo o nosso respeito e apoio”, disse Lu Alckmin.

Mais que uma disputa, o evento tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa.

O presidente do Conselho Estadual dos Idosos, Ricardo Trípoli, destacou a importância do evento. “Só na Capital paulista temos 1,8 milhão de idosos acima de 60 anos. Uma iniciativa como essa resgata o espírito esportivo das pessoas. Isso significa mais vida para todos eles”.

Lu Alckmin explicou que nunca teve os Jogos Regionais na cidade de São Paulo por não existir um Fundo Municipal. ‘Nosso trabalho é todo realizado com o apoio das primeiras damas municipais e aqui em São Paulo, por não existir, fico com todo esse trabalho. Por este motivo, decidi implantar o Jori na Capital paulista.

A aposentada Lourdes Oliveira da Silva, de 78 anos, agradeceu a iniciativa do Fussesp e disse estar feliz com a realização dos jogos. “Moramos em uma cidade muito tumultuada e com pouca opção de lazer. Precisamos de mais eventos como esse”.

Os atletas participam de 57 Grupos de Terceira Idade, das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade de São Paulo. As competições são realizadas em sete municípios do Estado de São Paulo, além da final, que ocorrerá no Guarujá, no próximo dia 25 de junho. Lá, os atletas estarão competindo nas 11 modalidades: coreografia, natação, voleibol e dança de salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

Em todos os municípios, o evento é realizado em três dias. Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga na etapa final, nos Jogos Estaduais dos Idosos (Jei).

No ano passado, participaram cerca de 10 mil atletas de municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

Os Jogos Regionais dos Idosos têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa.

  • Confira a programação dos jogos para os próximos dias

    Sábado, dia 12 de Junho

    Rua Abílio Soares, 1.300 – Ibirapuera
    Ginásio Mauro Pinheiro – 9 horas
    Jogos de buraco, dominó, truco e dama

    Associação Portuguesa Desportos – 9 horas
    Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé
    Jogos de Bocha

    Clube Malha da V. Arcádia – 9 horas
    Rua Bueno Bertuci, 187 – Freguesia do Ó
    Jogo de Malha

    Conjunto Desportivo Baby Barioni – 9 horas
    Rua Germaine Bouchard, 451 – Perdizes
    Jogo de Voleibol

    Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – 9 horas
    Rua Manoel da Nóbrega, 1.361 – ao lado da Assembléia Legislativa

    Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – 19 horas
    Rua Manoel da Nóbrega, 1.361 – ao lado da Assembléia Legislativa
    Dança de Salão – Após a competição haverá um baile

    Domingo, dia 13 de junho

    Ginásio Mauro Pinheiro – 10 horas
    Rua Abílio Soares, 1.300 – Ibirapuera
    Cerimônia de Encerramento e Premiação

    Macedo Júnior