Lu Alckmin participa da 5a Carreata de Arrecadação de Agasalhos da Federação Israelita de São Paulo

Comunidade judaica participa da Campanha do Agasalho pelo quinto ano consecutivo.

seg, 27/06/2005 - 15h46 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, participou da 5a Carreata de Arrecadação de Agasalhos promovida pela Federação Israelita de São Paulo (Fisesp), com o objetivo de arrecadar peças para a Campanha do Agasalho 2005. O evento foi realizado no último domingo, 26 de junho. A carreata, de cinco caminhões e cinco carros de som saiu da Praça Vilaboim e percorreu as ruas do bairro de Higienópolis. Também estava presente na carreata o cantor de músicas judaicas, Gilbert.

As pessoas envolvidas com os departamentos de Juventude, de Ação e de Promoção Social da Fisesp estão diretamente ligadas à iniciativa, são elas que saem às ruas para a arrecadação. “É o 5o ano consecutivo que a gente participa e é um sentimento indescritível; você passando na vizinhança num domingo de manhã e tendo a colaboração das pessoas, os agasalhos caindo e os jovens na rua… é uma sensação que eu não consigo descrever”, conta Rafael Cijon, coordenador do Departamento de Juventude da Fisesp.

No ano passado a comunidade judaica arrecadou mais de 10 toneladas de agasalhos. Além da coleta nas ruas, a Federação Israelita também promove a arrecadação em entidades judaicas associadas e em estabelecimentos comerciais parceiros da Fisesp.

A Federação Israelita é a representante oficial da comunidade judaica no Estado de São Paulo. Foi fundada em 23 de dezembro de 1946 e seu primeiro presidente foi Moysés Kauffmann, hoje é Jayme Blay. O Departamento de Juventude nasceu em 1997.

Atualmente a Fisesp congrega 55 organizações e entidades beneficentes, entre elas: Unibes e Tem Yad, sinagogas e escolas judaicas, além de instituições como A Hebraica e o Hospital Albert Einstein.

Campanha do Agasalho 2005

Para alcançar o objetivo proposto, o planejamento da Campanha do Agasalho começa com uma mensagem educativa que visa levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade e a necessidade de uma nova ética de convivência humana, na qual a responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos.

Entre a arrecadação e a doação, o trabalho envolve uma ampla e criteriosa logística. Os preparativos começam no verão e mobilizam centenas de pessoas, que vão de grandes empresários a estudantes da rede estadual, passando por integrantes do governo, sociedade civil, Fundos Municipais de Solidariedade, imprensa, entre outros.

Adriana Fares