Lu Alckmin leva programas do Governo paulista ao Paraguai

País, que já implantou as Padarias Artesanais, também quer desenvolver Poupatempo e Governo Eletrônico

sex, 26/11/2004 - 10h43 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 25, em Assunção, capital do Paraguai, com a ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid de Cowles. Lu Alckmin está no Paraguai para a inauguração oficial do Programa Padarias Artesanais naquele País. Durante o encontro, a ministra afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Fussesp com as Padarias Artesanais deve servir de modelo para o programa que está sendo iniciado em seu País. Ela também demonstrou interesse em implantar o Governo Eletrônico e, principalmente, o Poupatempo. “Para o Paraguai, São Paulo é uma referência empresarial na América do Sul”, destacou Cowles.

Lu Alckmin também esteve com a ministra de Ações Sociais, Ester Gimenez. “A vinda da presidente do Fundo Social de São Paulo para o nosso País abre uma possibilidade de cooperação técnica entre o Governo de São Paulo e o do Paraguai, na busca de soluções para os problemas sociais”, enfatizou a ministra.

A presidente do Fussesp chegou ao Paraguai na manhã desta quinta-feira e foi recepcionada pelo embaixador do Brasil, Walter Tecly Moreira, e sua mulher, Marie Helene Michelas Moreira, que acompanharam toda a programação do dia.

Lu Alckmin fez uma exposição da estrutura e das ações desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade e detalhou o Programa Padarias Artesanais. Também enfatizou a importância da parceria com a iniciativa privada, que participa do programa com a doação dos kits que são encaminhados às entidades assistenciais e Fundos Municipais de Solidariedade.

A estrutura do órgão de ação social e solidariedade, comandado por uma primeira-dama, é muito recente no Paraguai. A Red Paraguaya para el Desarrollo Humano (Repadeh), que tem a mesma atribuição do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, existe há um ano.

Quanto esteve no Brasil, a primeira-dama paraguaia, Glória Penayo de Duarte, presidente da Rapadeh, conheceu o sistema adotado por Lu Alckmin, que estabelece parcerias com Fundos Municipais de Solidariedade, e levou o sistema para seu País. A diferença é que, lá, são as primeiras-damas dos Estados, e não dos municípios, que estão se organizando. Há três meses, elas criaram a Associação das Mulheres de Chefes de Departamentos (governadores) e já atuam em parceria com a Repadeh.

Leia também

Fundo Social participa das comemorações de um ano da Repadeh no Paraguai
Lu Alckmin visita Padarias Artesanais no Paraguai

Christiane Rocha