Lu Alckmin leva programa de padarias artesanais para escolas do Interior

Aviso de Pauta - Sábado, dia 11 - Programa do Fundo Social de Solidariedade é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos f

qui, 09/12/2004 - 10h52 | Do Portal do Governo

Programa do Fundo Social de Solidariedade é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, lança neste sábado, dia 11, às 10 horas, em Fernandópolis, o Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais do Interior, integrantes do Programa Escola da Família. São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até hoje já foram entregues mais de 3.000 kits às escolas estaduais. O objetivo é levar o Programa para toda a rede estadual de ensino, quase 6 mil escolas.

A cerimônia, que contará com a presença do Secretário-Adjunto da Educação, Paulo Barbosa, será realizada na Escola Líbero de Almeida Silvares, com a entrega de um kit de Padaria Artesanal. Ao todo, serão doados 114 kits que beneficiarão 114 escolas nas regiões de Araçatuba, Birigui, Fernandópolis, Jales e Votuporanga, totalizando 189 escolas equipadas nas regiões.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado a três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 644 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Data: Sábado, 11 de dezembro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares
Rua Amapá, 879 Jd. América – Fernandópolis/SP

Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

Contato: (11) 3745.3500/3684/3505 – Cristina Macedo / Giovana Pacchioni / Christiane Rocha