Lu Alckmin lança a Campanha do Agasalho 2005 protagonizada por Robinho e outros atletas

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 3 de maio, às 11h - Meta deste ano é arrecadar mais de 11 milhões de peças

ter, 03/05/2005 - 8h43 | Do Portal do Governo

A tática é simples: “doe um agasalho e ajude esse time a vencer o frio neste inverno” é a chamada para a sociedade da Campanha do Agasalho deste ano. Desse time fazem parte Robinho, Rogério Ceni, Bernardinho, Fernanda Venturini, Robert Scheidt e Gustavo Borges.

Sensibilizar as pessoas quanto à situação dos mais necessitados e promover ações concretas em defesa deles é uma constante no trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Apostando no espírito fraterno do povo paulista, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, lança a Campanha do Agasalho 2005, nesta terça-feira, dia 3, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes. Para ela, o slogan deste ano, solidariedade é um trabalho de equipe, traduz o espírito e a meta da campanha: uma convocação a toda sociedade para ultrapassar a marca atingida no ano passado, que foi de 11 milhões de peças arrecadas e 800 parceiros. Durante o evento haverá doações de cobertores pelas empresas American Express e Philips.

A campanha institucional, desenvolvida gratuitamente pela agência de propaganda DPZ, será apresentada durante o evento. Atletas como Robinho, meia do Santos, Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, Bernardinho, técnico da seleção Brasileira de Vôlei, Fernanda Venturini, levantadora do Rexona/Ades, Robert Scheid, velejador, e o nadador Gustavo Borges cederam suas imagens para a Campanha do Agasalho. As peças publicitárias mostram um grande time que, movido pelo calor humano, veio para vencer. A idéia é transmitir como a tática é simples: basta que todos participem desse campeonato doando um agasalho e ajudando a população mais carente a vencer o frio neste inverno. O objetivo agora é conquistar parcerias para a divulgação da campanha. O material promocional será distribuído em todo o Estado de São Paulo.

Outros parceiros que já estão colaborando são: a Klabin, doando cerca de 18.000 caixas de papelão que serão colocadas nos postos de arrecadação, a Tim Brasil e o Instituto Sol, doando cerca de 300.000 e 600.000 sacolas, respectivamente e a Imprensa Oficial do Estado, que confeccionou os cartazes.

Logística

A Campanha envolve uma logística complexa, desde a doação do agasalho até às mãos dos carentes. Entre a arrecadação e a doação, o trabalho tem de ser feito rapidamente para evitar ao máximo que as pessoas carentes passem frio. Os preparativos começam no verão e mobilizam centenas de pessoas, que vão de grandes empresários, estudantes da rede estadual, integrantes do governo, sociedade civil, imprensa, entre outros.

O objetivo é arrecadar peças como malhas de lã, casacos, moletons, calças quentes, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, entre outros. O apelo da presidente do Fundo Social é para que as pessoas doem peças novas ou em perfeito estado e que doem com amor. Na opinião de Lu Alckmin, mais importante que o calor da roupa, é o calor do gesto e o respeito pela dignidade de quem recebe o agasalho.

A Campanha do Agasalho deve ir além do gesto da doação, “deve levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade, ao verdadeiro significado da vida e ao papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor”, diz Lu Alckmin. Ela ainda reforça a necessidade de uma nova ética de convivência humana, na qual a responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos. “É necessário ter consciência de que a humanidade é uma só. E que cada pessoa é importante para que a sociedade seja mais saudável, justa e fraterna”, conclui.

As peças arrecadadas serão distribuídas nos 645 municípios do Estado, e em mais de 1.900 entidades sociais e comunitárias de favelas da Capital cadastradas no Fussesp. Os donativos da Campanha serão repassados a entidades sociais cadastradas no Fundo Social, albergues, moradores de rua, crianças, portadores de deficiência física e idosos, entre outros. As peças arrecadadas no Interior do Estado serão distribuídas nos respectivos municípios. E como no ano anterior, a atenção da campanha também estará focada nos 50 municípios que têm índices de desenvolvimento humano (IDH) muito baixos e não têm condições de arrecadar agasalhos para os mais carentes.

Como participar

Para obter informações sobre como participar da Campanha do Agasalho 2005 as pessoas podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade acessando o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3874-6738. Também pelo site é possível fazer o cadastramento de entidades ou estabelecimentos que queiram colaborar com a coleta dos agasalhos. Entre os postos de doação já cadastrados estão: rede de supermercados Carrefour, agências dos bancos Nossa Caixa e Santander Banespa, escolas estaduais, delegacias.

Data: Terça-feira, 3 de maio de 2005
Horário: 11h
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP

Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa

Contato: Cristina Macedo/ Christiane Rocha / Giovana Pacchioni / Jaina Carvalho
Tel.: (11) 2193 8727 / 8505 / 8684 / 8238