Lu Alckmin lança a Campanha do Agasalho 2004

Estrelada pelo ator Rodrigo Santoro, Campanha tem o objetivo de levar a população a refletir sobre amor ao próximo

qui, 29/04/2004 - 14h57 | Do Portal do Governo


‘Quanto mais gente mais quente’. Esse é o slogan da Campanha do Agasalho 2004 lançada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, nesta quinta-feira, dia 29, no Palácio dos Bandeirantes. “O que mais queremos nessa campanha é levar as pessoas a refletirem no que é o amor ao próximo”, afirmou. Durante a cerimônia foi apresentada a campanha institucional estrelada voluntariamente pelo ator Rodrigo Santoro e produzida gratuitamente pela agência de propaganda DPZ. O objetivo do evento é conquistar parcerias para a divulgação da campanha.

A presidente do Fussesp chamou a atenção da sociedade para que doem peças novas ou em bom estado. “Assim, as pessoas que vão receber sentirão que a dignidade delas foi respeitada. Isso também ajuda no resgate da auto-estima de quem recebe o agasalho”, disse. Na opinião de Lu Alckmin, mais importante que o calor da roupa é o calor do gesto e o respeito pela dignidade de quem recebe o agasalho.

Para Lu Alckmin, a Campanha do Agasalho deve ir além do gesto da doação. Deve levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade, o verdadeiro significado da vida e o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor.

Na opinião da presidente do Fussesp, é preciso que haja uma nova ética de convivência humana, na qual a co-responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos. “A gente não pode passar pelas ruas e ver as pessoas debaixo do viaduto, passando fome e nos acostumarmos como se isso fizesse parte da paisagem. Eles não fazem parte da paisagem. Eles são seres humanos e precisam de nós. É preciso mudar nossa atitude. Enxergar aquele ser humano que não teve a oportunidade que tivemos”, ressaltou.

É necessário, afirmou Lu Alckmin, ter consciência de que cada pessoa é importante para tornar a sociedade mais saudável, justa e fraterna. “É impossível ser feliz se a pessoa não ajudar o próximo a encontrar a felicidade”, disse.

Ela acredita que o que vai resolver o problema dos mais necessitados não é o assistencialismo, por isso, o Fussesp mantém diversos programas de capacitação profissional, para que as pessoas consigam se preparar melhor para o mercado de trabalho ou desenvolver uma atividade que garanta o próprio sustento. “É preciso, primeiro, ajudar, dar uma roupa, levar dignidade às pessoas e, depois, capacitá-las para que possam comprar a própria comida. Não é como dar uma cesta básica e, no mês seguinte, a pessoa precisar voltar para pedir outra, tornar-se dependente”, explicou.

Serão arrecadadas todas as peças que puderem ajudar a vencer o frio, como malhas de lã, casacos, moletons, calças quentes, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, entre outros.

Para doar o agasalho, basta procurar um posto de arrecadação. A lista de postos está disponível no site da Campanha do Agasalho (www.campanhadoagasalho.sp.gov.br). Pelo site também é possível fazer o credenciamento como posto de arrecadação.

Cíntia Cury

Leia mais: Meta para este ano é arrecadar mais de 7 milhões de peças