Lu Alckmin inaugura Padaria Artesanal em Santo André

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 27 - Presidente do Fussesp também apresentará o programa para empresários do Grande ABC

seg, 25/04/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, inaugura na próxima quarta-feira, às 10 horas, no Clube de Mães do Jardim Irene 2, em Santo André, uma Padaria Artesanal. A iniciativa integra o objetivo do Fundo Social que é o resgate da dignidade da população carente por intermédio da capacitação profissional, geração de renda e emprego. Em seguida, às 11h30, no auditório da Petroquímica União, Lu Alckmin fará uma apresentação do Programa Padarias Artesanais para empresários da região do Grande ABC.

Desde que assumiu o Fundo Social, Lu Alckmin já implantou mais de 7 mil Padarias Artesanais em 1.900 entidades sociais e comunitárias da Capital, nos 645 municípios do Estado e em mais de 3.500 escolas da rede estadual do Programa Escola da Família.

Para Lu Alckmin, as Padarias Artesanais levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. O programa segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade, desenvolvendo diversas atividades que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitem a solidariedade educacional e não o assistencialismo. A Padaria Artesanal é ainda uma ferramenta que fortalece as lideranças comunitárias e pode gerar o início de toda uma transformação na comunidade, desde o resgate da dignidade até o verdadeiro exercício da cidadania.

A presidente do Fussesp também credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, às presidentes das entidades sociais, lideranças comunitárias, aos gestores das escolas e aos diversos parceiros do projeto.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais integra o Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 800 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Data: Quarta-feira, 27 de abril de 2005

Inauguração de Padaria Artesanal
Horário: 10 horas
Local: Clube de Mães do Jardim Irene 2
Rua Levi de Souza, 23 – Santo André/SP

Palestra sobre Padarias Artesanais para empresários do Grande ABC
Horário: 11h30
Local: Petroquímica União – auditório
Av. Costa e Silva, 1.178 – Santo André/SP

Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa

Tels.: (11) 2193-8727 / 8505 / 8684 / 8238
Contatos: Cristina Macedo / Jaina Carvalho / Christiane Rocha / Giovana Pacchioni