Lu Alckmin implanta Padarias Artesanais em escolas estaduais da região de Bauru

Foram entregues 113 kits de padarias artesanais para as regiões de Bauru, Botucatu e Piraju

sáb, 05/03/2005 - 16h20 | Do Portal do Governo

Portões abertos, sala de aula, pátio, quadra e toda a comunidade utilizando este espaço para atividades esportivas, oficinas culturais e cursos profissionalizantes. Este é o cenário onde estão sendo implantadas as Padarias Artesanais. Escolas que permanecem abertas aos finais de semana, integrantes do Programa Escola da Família.

Neste sábado, dia 5, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e o secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, estiveram na Escola Estadual Ernesto Monte, em Bauru, para entregar simbolicamente 113 kits de padarias artesanais para 113 escolas das regiões de Bauru, Botucatu e Piraju.

Segundo Lu Alckmin, mais de 3500 escolas já foram capacitadas em todo o Estado. ‘O programa tem contribuído para que a família participe das atividades, evitando a entrada de drogas e reduzindo do índice de violência,’ afirmou.

Ao lado da diretora da escola Heloise Cerqueira de Souza , Lu Alckmin foi recepcionada pelo coral Gestos de Amor, formados pelos alunos da APAE.

Ela também visitou as instalações da escola e conheceu inúmeras atividades desenvolvidas pelo Programa Escola da Família nos finais de semana.

Paulo Barbosa destacou que a presença dos pais junto aos educadores é importante para conservação do patrimônio público e redução do índice de violência. ‘Só em Bauru o índice de violência caiu 44% desde que o programa foi implantado.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700,00 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado a três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 644 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Christiane Rocha