Lu Alckmin entrega pães e inaugura Padaria Artesanal no Dia Mundial da Alimentação

Fussesp entrega pães recebidos do Sindipan e inaugura padaria artesanal em favela da Zona Sul da Capital

qui, 16/10/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo


No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira, dia 16, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, inaugurou padaria artesanal que atenderá os moradores da Favela Vera Cruz, no Jardim Angela, Zona Sul da Capital, e entregou cerca de 28 mil pães recebidos do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan).

Os pães foram recebidos por Lu Alckmin em evento realizado na Praça da Sé, na manhã desta quinta-feira, que contou com benção ecumênica dos cerca de 125 mil pães distribuídos pelo sindicato a entidades assistenciais, incluindo o Fussesp, e café da manhã para a pessoas que assistiram à cerimônia. “Atitudes como essa nos deixam muito felizes porque demonstram a preocupação e a conscientização da população em ajudar aqueles que mais precisam”, elogiou a presidente do Fundo Social.

Após o recebimento dos pães, Lu Alckmin dirigiu-se à Favela Vera Cruz. Além de entregar os pães, ela inaugurou uma padaria artesanal doada pelo Fussesp à Associação das Famílias Carentes do Jardim Vera Cruz, que atua na favela há cerca de 10 anos. Os pães fabricados nesta padaria artesanal serão vendidos à comunidade local ao preço de R$ 0,05 a unidade.

De acordo com a vice-presidente da associação, Maria de Lourdes Rachman de Oliveira, a padaria deverá atender cerca de 10 mil famílias que vivem na Vera Cruz. “Esse era um sonho muito antigo que só se tornou realidade depois que tivemos contato com o Fundo Social de Solidariedade do Estado”, afirmou.

O Programa de Padarias Artesanais, desenvolvido pelo Fussesp há dois anos, conta com 3.400 unidades funcionando em todo o Estado. “Elas geram emprego, renda e melhoria de qualidade de vida para a população”, destacou Lu Alckmin.

O Fundo Social de Solidariedade repassa às entidades assistenciais um kit de padaria artesanal, recebido da iniciativa privada, e oferece curso de capacitação aos representantes das entidades, que se comprometem a repassar o conhecimento. O curso tem duração de um dia e ensina a produzir o pão, além de técnicas de comercialização. O kit é composto por um forno, uma batedeira, um liqüidificador, um botijão de gás, quatro assadeiras e farinha.

Na padaria do Jardim Vera Cruz, três representantes da associação passaram pelo curso. E o conhecimento já está sendo repassado a outros membros da associação, já que na padaria quatro voluntários trabalharão na produção dos pães. “No curso, ensina-se a fazer pães nutritivos e saborosos. Também são passadas noções de higiene, saúde e cidadania”, destacou Lu Alckmin.

De acordo com a presidente do Fussesp, a procura pelas padarias artesanais é muito grande. Diariamente, ela recebe cerca de 30 pedidos. “As pessoas estão conseguindo emprego com isso e estão nos procurando. Nós estamos buscando empresários, a sociedade civil, para comprar os kits”, disse.

As padarias artesanais também serão levadas a 5.700 escolas estaduais. Dessas, 400 já passaram pelo curso de capacitação e receberam os kits.

Ainda nesta quinta-feira, a presidente do Fussesp vai receber cerca de 200 toneladas de alimentos, da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), para repasse às entidades cadastradas no Fussesp. Os alimentos foram arrecadados pela ABIA junto a diversas empresas associadas.

O Dia Mundial da Alimentação, que este ano tem como tema ‘Aliança Internacional Contra a Fome’, tem como objetivo conscientizar a humanidade sobre as dificuldades enfrentadas por quem passa fome e sofre com a desnutrição, visando maior participação da população na luta contra esses problemas.

A data tem origem na criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. Todos os anos, mais de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação.

Cíntia Cury

Clique aqui para obter fotografias da Padaria Artesanal do Jardim Vera Cruz.