Lu Alckmin entrega Padarias Artesanais nas regiões de Santos e Caraguatatuba

Programa tem obtido bons resultados, em especial nas questões de segurança e cidadania

sáb, 02/04/2005 - 16h27 | Do Portal do Governo


Desde o início do programa já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, esteve neste sábado, dia 2, na escola Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, em Santos, para entregar 87 kits do Programa Padarias Artesanais à escolas estaduais das regiões de Santos, São Vicente e Caraguatatuba. O programa, implantado nas escolas estaduais que permanecem abertas nos fins de semana, tem obtido bons resultados, em especial nas questões de segurança e cidadania.

A comunidade participa de diversas atividades e colocar a mão na massa para fazer pães, bolos, biscoitos é mais um motivo para aproximar pais e filhos. A presença da família dentro das escolas agrega valores sociais positivos, e consequentemente reduz os índices de violência, evita a entrada de drogas e valoriza o patrimônio público

A região de Santos já conta com 58 escolas e, a região de Caraguatatuba, com 22 escolas que trabalham com as Padarias Artesanais. A meta do Fundo Social é levar o Programa Padarias Artesanais a todas as escolas do estado, quase seis mil, que participam do Escola da Família.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais integra o Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente à entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa de R$ 700 a R$ 1.200,00, sendo sempre doados por um parceiro, que negocia os valores.

Iniciado a três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita em sua sede os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores.

Jaina Sinofzik Carvalho