Lu Alckmin entrega brinquedos no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci)

Aviso de pauta desta segunda-feira, dia 1º, às 11horas

sex, 28/11/2003 - 12h45 | Do Portal do Governo

Para o Natal das crianças do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, entrega, nesta segunda-feira, dia 1º, às 11 horas, um Kit de Padaria Artesanal e dois kits do Programa Casa de Brinquedos. Na ocasião, o Itaci, seus colaboradores e amigos, inauguram a sala que homenageia a memória da mãe de Lu Alckmin, a Sra. Renata Guimarães Ribeiro, que sempre ensinou a importância da solidariedade à filha.

ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

O ITACI foi construído através de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e Fundação Oncocentro de São Paulo. Atende a pacientes portadores de doenças Onco-hematológicas. Possui 3200 pacientes matriculados e 1700 pacientes ativos, ou seja, que retornam periodicamente ao hospital.

Atualmente realiza cerca de 900 consultas ao mês, 500 quimioterapias/mês, 950 atendimentos de equipe multiprofissional. Tem ainda capacidade para ampliar em mais 40% estes atendimentos.

Por se tratar de um hospital filantrópico realiza atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS (cerca de 98%), convênios e particulares. A equipe multiprofissional é formada por Psicóloga, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutico, Enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Programas do Fundo Social de Solidariedade

O Programa Casa de Brinquedos do Fussesp já atingiu a marca de aproximadamente 3.650 kits entregues para os 645 municípios do Estado e entidades da Capital. Cada kit é composto por 200 brinquedos. Entre as entidades beneficiadas estão creches, hospitais com atendimento pediátrico, orfanatos, abrigos de menores, unidades do Poupatempo, Fundos Municipais de Solidariedade, entre outros.

Outro programa desenvolvido pelo Fussesp é o das Padarias Artesanais. Em dois anos, foram implantadas quase 4 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1,35 mil em entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp, 1,82 mil kits foram entregues aos fundos sociais de solidariedade do Interior do Estado e mais de 150 aos fundos municipais da Grande São Paulo, além dos 426 distribuídos às escolas estaduais do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Agora, o Fussesp firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer um curso de formação de cooperativas e microempresas aos multiplicadores em todo o Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os pães produzidos.

Data: Segunda-feira, dia 1º de dezembro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) – Rua Galeno de Almeida, 148

De Claudia Gouvêa, da Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP

C.C.