Lu Alckmin entrega alimentos e inaugura padaria artesanal no Dia Mundial da Alimentação

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 16

qui, 16/10/2003 - 8h17 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial da Alimentação será marcado pela entrega de pães e alimentos e inauguração de padaria artesanal por parte do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Nesta quinta-feira, dia 16, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, estará na Praça da Sé, às 10 horas, para receber cerca de 125 mil pães do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan). Os pães serão doados por uma centena de padarias espalhadas pela cidade e lideradas pelo Sindipan. Para garantir que cheguem fresquinhos à população carente, os pães serão transportados em caminhões-baú. Parte dos pães será entregue a algumas das mais populosas favelas da cidade. Outra parte será destinada às pessoas que estiverem na Praça da Sé durante a solenidade.

Após o recebimento, a presidente do Fundo Social de Solidariedade segue para a Favela Vera Cruz, no Jardim Angela, Zona Sul da Capital, onde distribui parte dos pães à Associação Beneficente das Famílias Carentes e entrega um kit de padaria artesanal. O kit é composto por um forno, uma batedeira, um liqüidificador, um botijão de gás, quatro assadeiras e farinha. As presidentes de entidades passam por um curso de um mês no Fussesp para aprender a fazer os pães e as técnicas de comercialização. Depois de concluírem o treinamento, elas assumem o compromisso de repassar o conhecimento e recebem um diploma, habilitando-as a orientar outras pessoas.

O Programa Padaria Artesanal do Fundo Social de Solidariedade oferece a oportunidade de geração de emprego e renda às comunidades carentes.

Às 16 horas, no Palácio dos Bandeirantes, Lu Alckmin recebe cerca de 200 toneladas de alimentos, da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), para repasse às entidades cadastradas no Fussesp. Os alimentos foram arrecadados pela ABIA junto a diversas empresas associadas.

O Dia Mundial da Alimentação, que este ano tem como tema ‘Aliança Internacional Contra a Fome’, tem como objetivo conscientizar a humanidade sobre as dificuldades enfrentadas por quem passa fome e sofre com a desnutrição, visando maior participação da população na luta contra esses problemas.

A data tem origem na criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. Todos os anos, mais de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação.

Serviço:

Data: Quinta-feira, dia 16 de outubro de 2003

  • Recebimento de Pães do Sindipan
    Horário: 11 horas
    Local: Praça da Sé, Região Central da Capital

  • Entrega de pães e do kit de padaria artesanal
    Local: Favela Vera Cruz – Av. dos Funcionários Públicos 1.308, Jardim Angela, Zona Sul da Capital

  • Recebimento de alimentos da ABIA
    Horário: 16 horas
    Local: Palácio dos Bandeirantes