Lu Alckmin encerra a Campanha do Agasalho ultrapassando a marca de arrecadação de 2004

Aviso de Pauta - Terça-feira, 12 de julho de 2005, às 11 horas

ter, 12/07/2005 - 8h28 | Do Portal do Governo

“Solidariedade é um trabalho de equipe” chamou a sociedade paulista para a Campanha do Agasalho de 2005 que ultrapassou em 30% a marca do ano anterior

Nesta terça-feira, dia 12, às 11 horas, no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, encerrará a Campanha do Agasalho 2005. Ela anunciará o número total de arrecadação deste ano, que ultrapassou em mais de 30% a marca do ano anterior, que foi de 11 milhões de peças. O evento contará com a exposição de parte da maior manta de tricô e crochê já confeccionada no Brasil. Com 4.700 metros quadrados, ela foi feita especialmente para a Campanha do Agasalho como símbolo das mãos paulistas solidárias. Na solenidade estarão presentes o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, representantes de grupos do governo e da sociedade civil que participaram da Campanha, presidentes de Fundos Municipais, lideranças comunitárias e voluntários, entre outros.

Apostando no espírito fraterno do povo paulista, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, lançou no início de maio a Campanha do Agasalho 2005, com o slogan “solidariedade é um trabalho de equipe”. Foi uma convocação a toda sociedade, que respondeu prontamente ao chamado. Sensibilizar as pessoas para a situação dos mais necessitados e promover ações concretas em defesa delas são uma constante no trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Para chegar ao número atingido, vários grupos, envolvendo as Secretarias e empresas do governo, organizaram diversos eventos que proporcionaram a arrecadação direta de peças, ações de conscientização, eventos que reverteram o valor dos ingressos na compra de peças ou cuja entrada foi a própria peça, distribuição de caixas de arrecadação em todo o Estado, caminhadas de arrecadação e a gincana da solidariedade, que envolveu todos os alunos da rede pública estadual. Além de várias outras atividades desenvolvidas por parceiros, como escolas, comerciantes, empresas, instituições financeiras, Fundos Municipais de Solidariedade, imprensa e voluntários da sociedade civil.

A campanha institucional foi protagonizada voluntariamente pelos atletas Robinho, Rogério Ceni, Bernardinho, Fernanda Venturini, Robert Scheidt e Gustavo Borges. E foi produzida, gratuitamente, pela agência de propaganda DPZ. O material promocional da Campanha do Agasalho 2005 foi distribuído a todo o Estado.

O calor do gesto e a responsabilidade social

Para Lu Alckmin, o slogan deste ano traduziu bem o espírito da campanha. “Foi uma convocação a toda sociedade para ultrapassar a marca atingida no ano passado”. Para ela, a Campanha do Agasalho deve ir além do gesto da doação. “Deve levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade, o verdadeiro significado da vida e o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor”, comentou.

Lu Alckmin reafirma a necessidade de uma nova ética de convivência humana, na qual a responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos. “É necessário ter consciência de que a humanidade é uma só. E que cada pessoa é importante para que a sociedade seja mais saudável, justa e fraterna”, afirma.

Foram arrecadadas todas as peças que ajudam a vencer o frio e também a vestir as pessoas, como malhas de lã, casacos, moletons, calças quentes, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, entre outros. O apelo da presidente do Fussesp para que as pessoas doassem peças novas ou em perfeito estado de conservação foi atendido. Na opinião de Lu Alckmin, mais importante que o calor da roupa é o calor do gesto e o respeito pela dignidade de quem recebe o agasalho.

As peças, desde o início da Campanha, estão sendo distribuídas nos 645 municípios do Estado e em mais de 1.900 entidades da Capital cadastradas no Fussesp.

Para quem ainda pretende doar

A Campanha ainda prossegue pois muitos dos postos de arrecadação ainda mantém suas caixas, e as pessoas interessadas podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade acessando o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3874-6738.

Encerramento da Campanha do Agasalho de 2005
Data: Terça-feira, 12 de julho de 2005
Horário: 10h30
Local: Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – São Paulo/SP

Assessoria de Imprensa do Fussesp
Tel.: (11) 2193-8727 / 8505 / 8684 / 8238
Cristina Macedo / Christiane Rocha / Giovana Pacchioni / Adriana Fares

C.C.