Lu Alckmin e primeiras-damas da região de São José do Rio Preto debatem parcerias

Encontro foi realizado nesta quinta-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 06/05/2004 - 16h00 | Do Portal do Governo


Os encontros promovidos pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin, com as primeiras-damas dos municípios paulistas, no Palácio dos Bandeirantes, estão ajudando a fortalecer parcerias. Nesta quinta-feira, dia 6, foi a vez das representantes dos Fundos Sociais Municipais da região de São José do Rio Preto serem recebidas e debaterem a realização de importantes programas, como o Padaria Artesanal e a Campanha do Agasalho.

A primeira-dama da cidade de José Bonifácio, Joselise Calgaro, explicou o que esses encontros representam. “É muito importante estar em contato com as pessoas que administram o Estado, pois o caminho para o desenvolvimento são as parcerias. É necessário saber quais são os programas e conhecê-los bem para executá-los melhor. E nesses encontros nós trocamos essas idéias”, disse.

Lu Alckmin ouviu das primeiras-damas os benefícios que o Programa Padaria Artesanal vêm trazendo em todo o Interior, com a geração de renda às famílias carentes. Ela lembrou que as padarias estão sendo implantadas nas escolas estaduais dos 645 municípios paulistas. “Tenho viajado para diversas regiões para entregar kits de padarias nas escolas. E da mesma forma como sou bem recebida no Interior quero retribuir aqui na minha casa”, enfatizou.

Joselise elogiou as padarias. Ela reconheceu que o Programa está desenvolvendo a geração de renda, pois após a realização do curso gratuito de panificação, as famílias passam a fabricar e vender os pães caseiros. “Cerca de 30 famílias já estão trabalhando nessa área em José Bonifácio”, informou, acrescentando que a pior situação de um cidadão é estar desempregado e sem ter como conseguir renda para se manter, comprar alimentos e remédios. “Com as padarias, eles passam a exercer uma profissão em casa. É fundamental dar condições para que as pessoas dependam menos dos programas de assistência social e tenham seu próprio sustento, valorizando a auto-estima”, ressaltou.

Campanha do Agasalho

Iniciada há poucos dias, a Campanha do Agasalho 2004 já está a todo vapor. Lu Alckmin aproveitou o encontro para conscientizar a todas da necessidade de arrecadar roupas e cobertores, que serão doados durante o inverno. “O mais importante dessa campanha é o espírito. Temos de conseguir mudar a mentalidade e dividir o que temos com o próximo”, analisou. Ela destacou que tudo o que for arrecadado em cada município ficará na própria cidade. “E os municípios que não conseguirem arrecadar o suficiente nós iremos doar daqui.”

Rogério Vaquero