Lu Alckmin e primeira-dama da Áustria visitam a Estação Especial da Lapa

A visita foi realizada na terça-feira, dia 20.

qua, 21/09/2005 - 12h06 | Do Portal do Governo


Lu Alckmin, presidente do Fundo Social do Estado (Fussesp), apresentou a Estação Especial da Lapa para a primeira-dama da Áustria, Margit Fischer na última terça-feira, dia 20.

“A visita da Sra. Margit é muito importante. É muito bom termos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para chefes de governo de outros países”, ressaltou Lu Alckmin.

Após conhecer todas as dependências da unidade (quadra esportiva, oficinas, piscina, etc), a primeira-dama austríaca doou uma cadeira de rodas elétrica que trouxe de seu país para os usuários da Estação Especial da Lapa. A primeira freqüentadora a “pilotar” a nova cadeira foi Maria de Lourdes Gimenez, que aprovou sua funcionalidade.

“Essas doações que vêm aos poucos são muito importantes e significativas”, afirmou a presidente do Fussesp.

Para encerrar a visita, o professor de dança Marcelo Gonçalves e seus alunos da Oficina de Dança apresentaram a coreografia “Se o Meu Queijo Falasse”, no auditório da Estação.

“Estou encantada com este espaço. Dá a estrutura que essas pessoas especiais precisam para aprender novas atividades e desenvolver suas habilidades. Quando ouvi falar daqui, fiz questão de vir conhecer pessoalmente”, disse Margit Fischer.

Estação Especial da Lapa

A Estação Especial da Lapa, mantida pelo Fussesp, é um lugar onde é possível fazer cursos profissionalizantes, usufruir de áreas culturais, piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, auditório e refeitório.

Localizado em uma antiga estação de trem, no bairro da Lapa, Zona Oeste da Capital, o local recebe pessoas carentes e portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, que vão em busca de convívio social, descontração e atividades de desenvolvimento físico e intelectual. Hoje atende cerca de 1.800 pessoas.

A diretora da Estação da Lapa, Vera Lúcia Alves, explica que o local tem as condições necessárias para quem busca boa qualidade de vida. Tudo é adaptado para atender e capacitar portadores de todos tipos de deficiência e também pessoas carentes. “Com isso é possível trabalhar com as diferenças de uma forma muito natural possibilitando que as pessoas desenvolvam seu potencial’, acredita ela.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido na Estação é promover a reinrseção social. “As atividades e a capacitação profissional melhoram a qualidade de vida e a auto-estima das pessoas. Elas sentem-se motivadas e voltam a vida social”, afirma Vera Lúcia.

Adriana Fares