Lu Alckmin é homenageada por cerca de 4 mil pessoas

Festa de aniversário surpresa foi organizada por entidades assistenciais, presidentes de Fundos Municipais de Solidariedade e participantes do program

seg, 12/07/2004 - 14h41 | Do Portal do Governo


Cerca de 4 mil pessoas estiveram no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira, dia 12, para homenagear a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, com uma festa surpresa de aniversário. A festa foi organizada por representantes e participantes de entidades assistenciais da Capital; estudantes, educadores, professores e voluntários que participam do programa Escola da Família; e presidentes de fundos municipais de solidariedade, que trouxeram cerca de nove metros de bolo e 160 mil pães das Padarias Artesanais implantadas pela presidente do Fussesp em todo o Estado.

“A senhora trouxe respeito e trabalho para as associações. O povo não precisa de esmola, precisa de trabalho e a senhora levou trabalho para nossa comunidade”, disse a líder comunitária Cleusa Ramos. A comunidade liderada por Cleusa ofereceu toda a produção de pães do dia à presidente do Fussesp.

Os 160 mil pães recebidos por Lu Alckmin durante a homenagem serão distribuídos em favelas do bairro de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Capital. Já o bolo foi servido aos participantes da homenagem.

A coordenadora executiva do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, contou que, neste domingo, as 2 mil escolas que abrem as portas nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer e que receberam os kits de Padarias Artesanais do Fussesp foram convidadas a participar da fabricação dos pães que seriam trazidos hoje ao Palácio dos Bandeirante. O resultado foi a produção de 120 mil pães. “E ontem, estavam presentes diretores das escolas, professores, voluntários da comunidade, alunos de todas as idades. Foi um momento muito bonito”, enfatizou Cristina Cordeiro.

Ao parabenizar Lu Alckmin, o governador Geraldo Alckmin elogiou o programa de Padarias Artesanais implantado por ela e que conta com as parcerias da iniciativa privada, que doa os kits, e das entidades assistenciais, fundos municipais de solidariedade e escolas estaduais, que atuam como multiplicadores, ensinando a população a produzir pães. “Vivemos num mundo onde não há emprego com carteira assinada para todo mundo. Temos que, cada vez mais, estimular a atividade empreendedora, programas de geração de renda. E a Padaria Artesanal é um belo programa de geração de renda”, enfatizou.

Emocionada, Lu Alckmin agradeceu a manifestação dos populares. “É uma homenagem muito especial. Comunidades carentes vieram trazer pães, que vão ser doados em uma região muito carente da Zona Leste da Capital. São pessoas carentes doando para outras pessoas. Esse é o maior presente que eu poderia receber”, disse. Para ela, foi a união das pessoas que transformou o programa das Padarias Artesanais em um grande sucesso. “Ninguém faz nada sozinho”, destacou.

Ao todo, o Fussesp instalou 5,6 mil Padarias Artesanais em todo o Estado, das quais 2 mil estão nas escolas estaduais do programa Escola da Família. O objetivo é implantar as Padarias Artesanais em todas as 5,7 mil escolas que abrem as portas nos fins de semana.

Também participaram da homenagem os secretários da Educação, Gabriel Chalita; da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado; e da Casa Militar, Celso Carlos de Camargo.

Cíntia Cury