Lu Alckmin apresenta padarias artesanais à primeira-dama do Distrito Federal

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 16, às 15 horas

qua, 16/03/2005 - 12h47 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, recebe nesta quarta-feira, 16 de março, às 15 horas, a primeira-dama do Distrito Federal, Weslian Roriz, na sede da entidade. Weslian vem ao Estado conhecer o Programa de Padarias Artesanais, que capacita pessoas para produzir pães e gerar renda.

Elas visitarão a padaria instalada na sede do Fundo Social, onde técnicas estarão fabricando os pães junto com as futuras multiplicadoras. Weslian pretende implantar o programa no Distrito Federal. O programa, que já implantou 6.500 padarias em todo o Estado, já despertou o interesse de outras regiões do país. No mês passado esteve em São Paulo, Lu Alckmin recebeu a primeira dama do Maranhão, Alexandra Tavares, que também tem a intenção de levar o programa para seu Estado.

No fim de 2004, Lu Alckmin esteve no Paraguai com a primeira-dama Gloria Penayo, para inaugurar padarias artesanais em cinco conjuntos habitacionais populares.

PROJETO PADARIAS ARTESANAIS

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado a três anos, o Projeto de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas, nos 645 municípios do Estado e em 3.500 escolas estaduais.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Data: Quarta-feira, 16 de março de 2005
Horário: 15 horas
Local: Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Rua Ministro de Godoy, 180 – São Paulo/SP
Presenças: Lu Alckmin e Weslian Roriz
Jaina Carvalho – (11) 2193-8238 / 2193.8727 / 2193.8500 / 9602.5935