Lu Alckmin anuncia liberação de recursos para região de Ribeirão Preto

Reunião com presidentes de Fundos Municipais avalia os programas de capacitação e geração de renda.

seg, 19/09/2005 - 12h22 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Lu Alckmin, realizou na última terça-feira, dia 13, em Cravinhos, uma reunião de avaliação dos projetos de Geração de Renda implantados em 25 municípios da região de Ribeirão Preto. Na ocasião ela anunciou a liberação de R$ 10 mil reais para cada cidade ampliar ou implantar programas que possam capacitar a população carente. Estavam presentes o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carracosa dos Santos, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Andrea Gaspar Carrascosa, além de presidentes de Fundos Municipais da região que estarão apresentando suas ações.

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de emprego e renda do Fundo Social, o encontro promove a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas criados em cada cidade para seus moradores.

Avaliação e troca de experiências

Os programas de capacitação e geração de renda, desenvolvidos pelos Fundos Municipais de Solidariedade, representam o passo inicial para outras iniciativas, que muitas vezes se relacionam e ampliam as possibilidades no apoio à população mais carente da sociedade. Durante as reuniões de avaliação há muita troca de experiências entre as presidentes de fundos municipais.

Em Cravinhos, além do programa de capacitação e geração de renda que é o da ampliação e diversificação da Padaria Artesanal, os demais programas também merecem destaque. O Fundo Municipal desenvolve um trabalho que enfatiza a importância do trabalho integrado, do voluntariado aos cursos de capacitação e geração de renda.

Os cursos de capacitação visam propiciar formação e qualificação profissional às pessoas da comunidade, o que aumenta a chance de empregabilidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Em parceria com o Sebrae e o Sesi, os participantes recebem orientação de como produzir e colocar no mercado seus produtos, ou até mesmo como abrir seus próprios negócios. Os cursos oferecidos são: panificação, corte e costura, manicure e pedicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem e informática. Ao final do curso, todos recebem certificado de capacitação.

Para ampliar as oportunidades de emprego dos formandos, são realizados eventos com a participação de empresários, comerciantes, autoridades e integrantes da sociedade local. Um exemplo é a Noite dos Talentos, quando em um grande palco é montado um cenário onde é apresentado ao público o resultado das capacitações realizadas.

Mas tudo começa nos bastidores, local em que as modelos passam por um atendimento especial fornecido pelas pessoas capacitadas: tratamento corporal, facial, manicure e pedicure. Os cabelos são cortados, tingidos e penteados. Em seguida, elas vestem suas roupas, especialmente confeccionadas e bordadas. Muitos objetos de artesanato, especialmente fabricados para o dia, aguardam em seus cantos, pois também serão apresentados durante o desfile.

Lá fora o público aguarda comendo os quitutes das mulheres capacitadas na Padaria Artesanal e ainda têm a oportunidade de apreciar e adquirir os objetos expostos em locais preparados para a ocasião. Chega a hora da Noite dos Talentos: as cortinas se abrem e as modelos desfilam confirmando o quanto aquelas pessoas capacitadas já são profissionais e estão preparadas para o mercado de trabalho!

A divulgação? Os maiores colaboradores são do grupo do Centro de Convívio da Melhor Idade, onde a terceira idade participa de várias atividades, desde ginástica, competições, até cursos, passeios e viagens. Na outra ponta, estão as escolas, cujos alunos participam de atividades, inclusive pelas ruas, mobilizado a sociedade para todos os eventos e campanhas do Fundo Municipal.

Em Guariba, os R$ 8 mil reais foram aplicados na ampliação da Padaria Artesanal que se transformou no projeto Pão É Vida. O objetivo é atender famílias em situação de risco pessoal e social que participam do Programa Renda Cidadã. As pessoas participam de atividades sócio-educativas (cursos e palestras) e acompanhamento psicológico, visando a auto-sustentação, geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Mas há situações em que antes de capacitar, é preciso alimentar, fortalecer e preparar as pessoas para uma segunda etapa, que é a do resgate da auto-estima. É este o objetivo do programa Sopão do Amor, também em Guariba, que atende as necessidades alimentares básicas de aproximadamente 50 famílias em estado de desnutrição e acamadas.

No município de Monte Alto o programa é destinado a 150 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, cujas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Em horário oposto ao escolar, são realizadas no espaço diversas atividades sócio-educativas, culturais e capacitação profissional aos aprendizes. Eles participam de cursos de informática, marcenaria, pintura, corte e costura, recebem apoio escolar, participam de atividades físicas, entre outras. Investir na criança é investir no futuro.

Lu Alckmin aproveitou a ocasião para informar que a Receita Federal repassou 250 toneladas de tecido para o Fundo Social. Os municípios que adquirirem máquinas de costura com a verba repassada podem receber parte dessa doação. Assim o programa atinge duas metas: capacitar pessoas e utilizar a produção para atender os necessitados de cada cidade.

Leia mais:
Ética e cidadania
Programa Geração de Renda
Padarias Artesanais
Municípios que participam do encontro