Lu Alckmin abre a IV Semana da Solidariedade voltada aos portadores de deficiência

14 entidades da periferia receberão a visita da presidente do Fussesp

ter, 14/09/2004 - 19h18 | Do Portal do Governo


Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a abertura da IV Semana de Solidariedade do Estado, nesta terça-feira, dia 14 pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, na Estação Especial da Lapa,

Com o tema “A inclusão social das Pessoas Portadoras de Deficiência”, o evento foi marcado por muita emoção. Portadores de deficiência acompanhados de seus familiares, voluntários, autoridades, participaram de uma teleconferência com escolas da rede pública e assistiram ao show da Banda Rouge, que esteve voluntariamente participando do evento.

“Nosso objetivo é estimular, dar oportunidades e buscar a inclusão na sociedade das pessoas portadoras de deficiência”, explicou Lu Alckmin ao convocar a sociedade para refletir sobre o tema e, de maneira responsável, disseminando a cidadania.

“A escolha desse tema foi um grande passo do Estado de São Paulo. Isso tem de se espalhar para outros Estados, para que as pessoas se conscientizem de que os deficientes são como nós”, disse Karin, uma das integrantes da Banda Rouge.

O desafio de entender as pessoas e respeitar suas diferenças também foi destacado pelo secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes. “A maior importância desse trabalho é o resgate da cidadania, da dignidade das pessoas portadoras de qualquer espécie de deficiência para mostrar que é plenamente possível que elas se adaptem e realizem um trabalho igual a que todos nós podemos realizar.”

Nesse sentido, a Estação Especial da Lapa é um espaço modelo que atende a 1.800 pessoas, sendo 70% portadores de deficiência, em seus mais variados cursos de iniciação profissional, esportes adaptados e oficinas culturais. “O convívio e a integração com 30% de pessoas da comunidade proporciona maior integração e socialização entre eles”, destacou Vera Lúcia Rodrigues Alves, diretora da Estação.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado, ressaltou que as ações desenvolvidas pela Estação Especial da Lapa mostram que os portadores de deficiência têm condições de serem capacitados para o trabalho e ter sua própria renda. “Eles não são peso nem para a sociedade, nem para suas famílias, mas motivo de orgulho e garra”.

Já a secretária da Cultura, Cláudia Costin, lembrou que o Estado tem trabalhos intensos em oficinas culturais, onde os portadores de deficiência convivem com não portadores. “Todos devem participar de uma sociedade, cada vez mais justa.”

A secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, elencou vários itens de importância da Semana da Solidariedade voltada ao portador de deficiência, entre elas a questão do trabalho voluntário, que é qualificado e capacitado pelo próprio Estado. “Se não tivermos políticas de inclusão social e programas que assegurem direitos iguais a essas pessoas, jamais teremos uam democracia real, quero parabenizar a dona Lu pelo trabalho que vem realizando.”

Lu Alckmin destacou que estará visitando durante esta semana 14 entidades, que atendem portadores de deficiência, na periferia da Capital. “Nosso objetivo é promover ações de apoio e desenvolver várias atividades a favor dos portadores de deficiência”, destacou.

A presidente do Fussesp agradeceu o apoio recebido de várias secretarias de Governo, autarquias, entidades da sociedade civil e organizações não-governamentais para a realização do trabalho.

A Estação Especial da Lapa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Fica à Rua Guaicurus, 1.274, ao lado da Estação Lapa da CPTM), zona Oeste da cidade. Telefone: (11) 3873.6770. Home-page (www.fundosocial.sp.gov.br).

Lilian Santos