Livro: Publicação da Imprensa Oficial e Edusp trata meio ambiente como bem cultural

Lançamento será nesta quarta-feira, dia 22, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

qua, 22/10/2003 - 12h28 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial e a Edusp lançam nesta quarta-feira, dia 22, a obra “Meio Ambiente: Patrimônio Cultural da USP”, coordenada por Ana Lúcia Duarte Lanna e organizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP. O evento será a partir das 19 horas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Rua Maranhão, 88, São Paulo. A diversidade paisagística dos campus da USP e a importância do meio ambiente como tema constitutivo de diversas áreas do conhecimento são assuntos do volume VI da série Cadernos CPC.

Dedicado ao meio ambiente, relacionando-o com a questão dos bens culturais, o livro procura refletir, sistematizar e consolidar a questão do patrimônio cultural, além de evidenciar a importância do meio ambiente como tema constitutivo de diversas áreas de conhecimento. Questões sobre a poluição atmosférica, a paisagem contemporânea e as dificuldades da legislação ambiental são examinadas, ao lado do levantamento da situação e utilização do patrimônio ambiental da USP.

Esta edição tem a contribuição de autores, que são professores da universidade, em textos que revelam a variedade de enfoques, a diversidade de opiniões e de temas e a importância da USP para a sociedade.

Crise da biodiversidad

A professora Marilena Chauí escreveu Natureza, Cultura, Patrimônio Ambiental e chama atenção para os aspectos simbólicos que envolvem a discussão conceitual e política do tema. Além dela, há outros textos autorais como Biodiversidade: um Patrimônio em Transformação, de Mirian Davi Marques; O que a USP Faz com seu Patrimônio Ambiental, de Waldir Mantovani; e O Patrimônio Ambiental em Áreas Verdes da USP e Atmosfera Urbana, de Helana Ribeiro e Tarik Rezende de Azevedo.

Também inclui capítulo destacando o inventário das áreas físicas da universidade, reconhecidas pela comunidade USP como áreas ambientais importantes. Finaliza o volume a apresentação dos programas e das pesquisas que a universidade desenvolve nessas áreas.

A publicação dessa obra aponta o papel da universidade como instituição capaz de gerar novas formas de atuação para enfrentar a chamada crise da biodiversidade, destacando as suas iniciativas institucionais para responder à demanda técnico-científica ligada aos problemas ambientais.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)